Os tipos de KPIs, são sem dúvidas alguma um dos mais importante indicativos da área da qualidade. Por isso, neste artigo a executiva de vendas do Docnix, Gabriela Dorça, fala sobre cada um dos 7 KPIs (indicadores da qualidade). Um artigo feito por quem já trabalho na gestão da qualidade, e hoje, vende ela aos clientes Docnix.

O começo

Os números nos acompanham desde o início de nossos aprendizados. 

A habilidade de se contabilizar, provavelmente, foi uma das primeiras no salto do conhecimento humano. 

E é falando desses mesmos números, hoje na indústria de alimentos, que iremos focar neste artigo.  

Uma vez que, spoiler, os tipos de KPIs são números, mas bem reveladores.

Por isso, separamos sete bem especiais para você. 

Quantificando

Imagine você poder quantificar e traduzir resultados. 

Como todo segmento, que possui uma linguagem técnica, a indústria de alimentos também tem suas singularidades. 

Nos grandes centros de produção chamamos esses números de KPI, em inglês Key Performance Indicator, os Indicadores de Performance ou Indicadores de Desempenho.

Agora aprofunde comigo e entre no mundo das produções alimentícias. 

Como acredita que esses produtos alimentícios saborosos chegam até a sua mesa? 

Possuindo embalagens atrativas, na temperatura correta e com as informações e qualidade necessárias, podemos dizer, com uma certa experiência, que envolve uma série de atividades. 

Tudo isso engloba várias fases de abastecimento, processamento, armazenamento, transporte e comercialização.

Neste momento, volte um pouco ao processo produtivo, mas desta vez sem quantificar e mensurar esses processos. 

Com certeza eles demorariam e teriam diversos problemas para atingir o resultado final que você encontra hoje nas prateleiras, e é aqui que entra a vantagem desses indicadores. 

De forma que nos trazem informações valiosas sobre cada etapa evolutiva do processo, contribuindo com uma maior eficiência e eficácia, garantindo qualidade e transparência para seus clientes finais. 

Somado a isso, colaboram na tomada de decisões mais assertivas da gestão, eliminando desperdícios, retrabalhos e colaborando com maior alinhamento entre as áreas da indústria.

O primeiro KPI, o KPI mais importante – ROI (Return of Investiment)

O ROI, explicando para quem não é da área, ou Return of Investment ou Payback, são os retornos sobre os investimentos. 

Não desfazendo de nenhum outro negócio, mas na indústria de alimentos os investimentos são constantes, sejam eles em compra de equipamentos, investimentos em marketing, desenvolvimento de novas tecnologias, inclusão de novos ingredientes, treinamentos e capacitações, entre outros. 

E é aí que o ROI faz as honras de creditar a base de retorno nos investimentos a serem feitos.

O segundo KPI – OEE (Overall Equipament Effectiveness)

Também chamado de OEE, sigla em inglês para Overall Equipment Effectiveness, em tradução livre Eficácia Geral do Equipamento. 

O OEE nada mais é que o indicador de desempenho que vai monitorar a eficiência da produção, de forma simples, medem a efetividade de um equipamento na sua indústria em questão. 

Simplificando mais ainda, o OEE vai te dizer quantos itens de qualidade o equipamento produziu em comparação à sua capacidade total de produção. 

Medido pela: 

  • Disponibilidade do equipamento;
  • Performance de operação do equipamento; 
  • Qualidade da produção da máquina.

Verificação de KPI

O terceiro KPI – IQF (Índice de Qualificação de Fornecedores

Quem vende tem que comprar, afinal, estamos falando do IQF, Índice de Qualificação de Fornecedores. 

Considerado um índice do SLA (Service Level Agreement) ou mais precisamente, Acordo de Nível de Serviço, que tangibiliza os compromissos entre duas empresas, comprador e fornecedor. 

Este índice, previsto em item da norma ISO 9001 (clique aqui para ter um curso completo e gratuito de ISO 9001), determina que o IQF pode ser composto pelo cálculo de:

  • Índices de atendimento de contrato;
  • Índice de não conformidades e satisfação de clientes;
  • Pontualidade; 
  • Existência de certificação;
  • Atendimentos a requisitos determinados pelo comprador. 

Resumidamente, este KPI vai avaliar se o seu fornecedor, homologado ou não, está em conformidade com as suas necessidades.

O quarto KPI – OTIF (On-Time In-Full)

Também chamado de OTIF ou On-Time In-Full ou ainda ‘’Totalmente Pontual’’, é um índice dos mais importantes para os times de logística. 

De forma mais prática, é a medição do produto entregue dentro do prazo e logicamente atendendo todas as expectativas dos clientes, ele é o top one que contribui com os altos níveis de satisfação e até fidelização de clientes.

Aplicação do KPI

O quinto KPI – Turnover

É o Turnover ou Rotatividade, este KPI mede a taxa de rotatividade de colaboradores numa empresa durante determinado período. 

Métrica mais conhecida pela área de recursos humanos e acompanhada por toda a empresa. 

Este indicador abrange: 

  • A cultura da empresa;
  • Seleção adequada de pessoal; 
  • Qualidade da gestão de pessoas; 
  • Os custos que envolvem a saída e entrada de colaboradores.

O sexto KPI – MTTR (Mean Time to Repair)

O MTTR, sigla para Mean Time to Repair, ou seja, Tempo Médio de Reparo, trata-se da medida básica de manutenção de itens reparáveis.

De forma que representa o tempo médio necessário para reparar um componente ou dispositivo na indústria de alimentos após uma falha, apontando a eficácia dos reparos. 

Este KPI deve ser sempre reduzido para evitar as quedas na produtividade, quanto menor o tempo de reparo mais rápidas serão as respostas.

O sétimo KPI  – Rastreabilidade

Este é o último índice, que é o de Rastreabilidade, fundamental na indústria de alimentos, este vai controlar os lotes fabricados, garantindo conformidade dos produtos estocados ou comercializados promovendo confiança e credibilidade. 

Basicamente, é a maneira mais eficaz de reagir diante de ocorrências, a indústria de alimentos que possui este sistema de gestão mapeado e bem definido garante controle sobre a complexidade de informações e dados da operação, independentemente do volume e do tamanho do seu negócio. 

São inúmeros os benefícios deste KPI e seus requisitos são ligados às demandas de clientes, legislação e normas.

Linha de produção

Monitorando pelo sucesso 

Mais importante do que apontar os indicadores, é sempre monitorar, existem várias maneiras de acompanhar esses KPIs, sendo os softwares de gestão os mais eficientes. 

Modéstia à parte, o Docnix tem propriedade no assunto. 

A solução de gestão de KPI do Docnix, conhecido como Módulo de Performance, possui uma visão gerencial completa, perfeita para monitorar as estratégias e desempenho da indústria. 

A solução proporciona facilidade para acompanhar os resultados, aprimorar os processos e comunicar de uma forma muito simples a performance dos indicadores para toda a equipe.

Com o Módulo de Performance, você consegue extrair informações em gráficos e relatório, e tudo isso com rastreabilidade de tarefas e consultas de logs, relatando todas as operações realizadas dentro do sistema. 

No mesmo módulo, consegue trabalhar as metas que forem cadastradas, podendo essas metas serem exibidas em várias formas de pesquisas. 

E se em alguma etapa da análise dos indicadores for gerado algum plano de ação e as suas respectivas atividades, estas poderão ser visualizadas através de um menu de planos, que pode ser linkado ao Módulo de Ações, uma solução de gerenciamento de ocorrências do Docnix. 

Caso tenha ocorrências criadas ou vinculadas a partir de uma análise de medição de um indicador, estas poderão ser consultadas através de um menu interativo de ocorrências. 

O mesmo serve para documentos que forem referenciados com os indicadores, mas neste caso vinculados ao Módulo de Documentos, a mais eficiente ferramenta de controle e arquivamento de documentações em atividade no Brasil. 

Os KPIs são como um mapa ao tesouro, se forem muito bem estruturados podem levar qualquer indústria de alimentos ao sucesso e o Docnix é a melhor trilha. 

Módulo de Documentos

Conclusão sobre os 07 KPI (indicadores) da qualidade

Para atingir metas e trabalhar com KPIs, o conselho é estruturar seus objetivos e defini-los utilizando a metodologia SMART. 

Para que sejam além de funcionais, específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, e em um prazo determinado, não é aconselhado criar vários indicadores. 

Os heads e/ou tomadores de decisões precisam saber o que faz sentido, afinal, o que faz sentido para uma fábrica de alimentos pode não fazer sentido para uma outra fábrica de alimentos. 

Outra dica é não jogar esses KPIs à mercê de seus times, é preciso que os dados sejam coletados com critério, e é agora que o time Docnix entra para ajudar, quanto mais automatizado for o trabalho com esses dados, mais confiáveis eles serão.

Reforçamos que além de apontar e medir, os indicadores existem para incentivar na troca de informações e, consequentemente, na tomada de decisões. 

Os KPIs possuem objetivos claros para a melhoria não somente da indústria de alimentos, mesmo porque muitos deles podem ser utilizados para outros segmentos. 

Reforço aqui que o papel principal do KPI é mostrar que o negócio está no caminho certo, crescendo de forma considerável e dentro do esperado. 

Para encerrar, afirmo que outro fator importantíssimo no êxito da utilização desses KPIs é a periodicidade, se não houver esta regularidade, esses índices podem não auxiliar de forma precisa. 

Não há propósito sem constância, inclusive, este é um dos segredos do sucesso de algumas grandes indústrias que vemos por aí.

Gabriela Dorça

P.S: Leia nosso artigo completo sobre gestão da qualidade nas indústrias de alimentos

Vanessa Almeida

Apaixonada por inovação e por contato com cliente. Valorizo cada experiência adquirida e encaro os desafios diários como forma de aprendizado. Experiência com auditora, consultora de implantação, analista de marketing, relações públicas e projetos.

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