O Docnix é uma empresa de tecnologia que tem apoiado várias empresas de todo o mundo. Levando assim, boas práticas e otimizando os sistemas de gestão, através das suas soluções que atuam em Gestão de Qualidade e Estratégia. O uso da tecnologia tem ganhado grande relevância, principalmente após o início da pandemia do Covid. Afinal, não é para menos, mudamos completamente a forma de nos relacionarmos, e as organizações também têm mudado – e isso não é diferente nas indústrias de alimentos.
Desde a forma como se relacionam com seus clientes, funcionários, comunidade e partes interessadas, as mudanças estão em toda parte.
A tecnologia tem integrado ambientes físicos e digitais, e com isso, tem apoiado a:
- Inovação;
- Produtividade;
- Automação.
O uso de Softwares, tem sido cada dia mais necessário para as empresas melhorarem a gestão e conseguirem um maior controle dos processos.
Com isso, consequentemente ganham em eficiência, além de uma comunicação mais efetiva entre os envolvidos dos processos.
O mercado possui diversos Softwares que prometem atender os mais diversos nichos de atuação.
Porém, sabemos que a Indústria de Alimentos é um segmento que precisa atender normas regulatórias, da:
- FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA);
- A norma ISO 22000 para segurança alimentar;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
(Leia mais sobre a ANVISA e a Indústria de Alimentos)
O Docnix
Sendo assim, não é qualquer Software que consegue atender a características tão particulares como as da indústria de alimentos.
Os softwares Docnix possuem módulos que se integram, trazendo mais segurança para quem busca excelência.
Seja ela em gestão, performance organizacional e também em garantir as certificações tão importantes para a Indústria de Alimentos.
Somado às fiscalizações de órgãos como a ANVISA ou até mesmo órgãos regionais.
Se você está procurando um software de gestão de qualidade para sua Indústria de alimentos, o objetivo deste artigo, é mostrar como as soluções do Docnix são a resposta.
Contando com mais de 20 anos de mercado, o Docnix tem apoiado as Indústrias de Alimentos na gestão da qualidade e de seus processos internos, através dos 11 módulos disponíveis.
São diversas funções para atender as exigências mais variadas das normas e também das gestões de cada empresa.
Agora, vamos mencionar algumas das soluções do Docnix que dão suporte à Indústria de Alimentos.
Módulo de Documentos
O Módulo de Documentos da suíte Docnix, possui diversas funcionalidades que apoiam as Indústrias de alimentos a otimizar seu processo de gestão documental.
Vamos mencionar aqui algumas delas, mas veja também no site um pouco mais do Módulo.
- Compatível com os padrões da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), e a norma ISO 22000 para segurança alimentar;
- Workflow que garante desde a criação, revisão, aprovação e publicação dos documentos;
- Controle de versionamento e de distribuição de documentos, através do gerenciamento de cópias controladas;
- Notificações das publicações de documentos aos usuários pertinentes.
Diversos relatórios existentes e passíveis de customizações para realizar um gerenciamento, e assim, aumentar a performance e a produtividade.
Mencionamos aqui alguns padrões internacionais, mas não podemos esquecer que o Brasil possui legislações específicas, como a RESOLUÇÃO N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004 “Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação”
Na qual, menciona que: “os serviços de alimentação devem dispor de Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados. Esses documentos devem estar acessíveis aos funcionários envolvidos e disponíveis à autoridade sanitária, quando requerido”
Diversas empresas que trabalham com alimentos, têm utilizado as soluções do Docnix como ferramentas para criar, revisar, aprovar e publicar seus Manuais de Boas Práticas.
Como também, seus respectivos POP´s (Procedimento Operacional Padrão) para seus colaboradores, clientes, fornecedores e/ou partes interessadas.
Não podemos esquecer de mencionar que pensando na acessibilidade de informações, quesito extremamente importante na Indústria de Alimentos, o Docnix possui um aplicativo, onde é possível consultar documentos mesmo offline.
Módulo de Registros
A Resolução nº216, mencionada logo acima, também determina que: “os registros devem ser mantidos por período mínimo de 30 (trinta) dias contados a partir da data de preparação dos alimentos.”
O módulo de registro é um avançado repositório, na qual poderá padronizar os templates para preenchimento, e após a operação realizar os devidos registros.
Os mesmos ficarão de forma organizada e prontos para possíveis consultas, de fácil acesso a todos os usuários que possuem permissão.
De modo que, há uma melhora na eficiência em manter seus registros de fácil acesso e recuperação.
Conseguindo também, compartilhar o registro interna e externamente na organização, caso seja necessário.
Veja um pouco mais do Módulo de Registros.
Módulo de Ações
Este é mais um módulo que tem apoiado as Indústrias de Alimentos, esta é uma ferramenta que realiza desde:
- Os registros de desvios e/ou incidentes encontrados no processo produtivos;
- Reclamação de clientes;
- Dentre outras não conformidades.
O módulo Ações permite gerenciar sistematicamente todas as etapas do registro, identificação, ação imediata e análise de causa.
Utilizando de ferramentas como 5 porquês e/ou Diagrama Ishikawa, definição das ações corretivas, preventivas e/ou preditivas e seus respectivos responsáveis.
Com automação das não conformidades, por meio de e-mail realiza as cobranças aos respectivos responsáveis por cada etapa do processo, além de gerar relatórios que resultam em melhor eficiência na tomada de decisões
E para ganhar mobilidade na identificação de incidentes no processo produtivo na Indústria de Alimentos, o Software Docnix possui um aplicativo que possibilita o registro in-loco das não conformidade, inclusive o registro pode ser realizado de forma offline.
Módulo de Performance
Os indicadores na Indústria de Alimentos são fundamentais para a Gestão da Qualidade e também para o negócio.
Através de uma ferramenta como Módulo de Performance é possível definir metas, fazer medições e monitorar o alcance dos objetivos de forma automatizada.
Leia também o artigo: Os 7 tipos de KPIS, os principais indicadores da Qualidade.
Módulo de Formulários
O módulo pode apoiar a Indústria de Alimentos na criação dos mais diversos formulários, principalmente os de inspeção.
Através do preenchimento dos formulários, a empresa automatiza e agiliza a coleta de dados de forma dinâmica, ou seja:
- Automatiza a construção de relatórios;
- Reduz o risco de erros humanos na construção das informações;
- Constrói gráficos com apenas com um clique
Módulo de Riscos
APPCC – o Plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, é um sistema baseado na prevenção de perigos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.
De modo que, incide sobre a segurança de alimentos em todas as etapas produtivas: matéria-prima, fabricação, distribuição e consumo.
O módulo de Riscos poderá apoiar no controle do APPCC , definindo práticas de controle para mitigar os riscos de cada uma das etapas da cadeia produtiva.
Através do módulo é possível realizar a identificação, de modo, a entender a severidade, classificando entre: baixa, média e alta, bem como, a probabilidade e a ocorrência de um perigo à saúde do consumidor.
E assim, gerenciar os riscos de forma automatizada, mitigando e eliminando impactos negativos durante o processo produtivo e consequentemente ao negócio.
Conclusão
Além dos módulos apresentados acima, temos outros que vem apoiando as Indústrias de Alimentos e outras organizações no Brasil e no Mundo.
Em resumo, o Docnix facilita a gestão da qualidade por meios de automações, além de oferecer um ganho na produtividade, evitar a perda de tempo com tarefas manuais ou repetitivas.
Além de auxiliar muito as empresas, sejam elas indústria alimentícias ou não, a se manter organizadas, garantindo o cumprimento de normas regulatórias, reduzindo erros, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade dos bens produzidos.
Por: Fabiana Nascimento Santana