Seja bem-vindo a era da transformação digital! Uma fase que alcança todos níveis, âmbitos, praças e segmentos.

A revolução é mundial, atinge diretamente pessoas, mercados e empresas. Tudo isso desencadeia uma série de mudanças comportamentais, processuais e gerenciais. 

 Essa transformação não é mais uma dúvida, uma incógnita, um e ‘’se acontecer’’? Não. Ela já está, no nosso agora, no hoje, dia a dia, minutos a minutos mudanças acontecem e afetam diretamente a sua empresa. 

Toda comunicação está voltada a tecnologia, a era digital acelerou reengenharia, novo modelo de gestão nas industrias, a precaução em como se comunicar melhor com seu público, como garantir que todos estão antenados as mudanças que repentinamente acontecem, como levar junto nesse movimento rápido todos que estão envolvidos com este avança numa era louca onde o hoje não é mais novidade e amanhã tudo pode ser diferente. 

 Temos alguns pilares que devem ser considerados nessa nova era, vamos juntos descobrir e traçar os caminhos para não pararmos no tempo. 

 transformação digital

Aceite as mudanças que que a tecnologia trouxe

Adapta-se ou morra. É exatamente isso.

Se o seu posicionamento de mercado é aquele marketing tímido, que valoriza somente o marketing boca a boca, que não investe em mídias sociais, em planos de comunicação, em redes atualizadas e interativas, precisará se adaptar. Sim, isso mesmo. Não tem outro cominho.

Aquela gestão centralizada onde um ‘’ditador’ gestor direciona os caminhos ficou pra trás. O movimento PESSOAS e TECNOLOGIA, fazem parte completa do ciclo, desde as prospecções, atrações, conquistas do cliente e principalmente retenção.

Não importa o segmento, grande parte da jornada do cliente hoje é feita digitalmente.

O que a sua rede fala sobre a sua empresa será sim uma forma de atrair o olhar daquele cliente para os produtos ou serviços oferecidos e o ponto é, essa jornada da atratividade é o início tímido dessa relação, nesse era digital o seu cliente será ativo nas interações com sua empresa, e aí entra, ele vai falar, pro bem ou para o mal o seu cliente está ali, criticando, reclamando ou enaltecendo seu negócio.

O principal meio de comunicação das organizações usa recursos tecnológicos como canais direto, que podem ler e traduzir a voz do cliente e direcionar para o setor específico da empresa.

Seu produto pode ser não ter nada a ver com tecnologia, pode até mesmos ser que você não esteja usando aplicativos para realizar interações e vendas diretas com os clientes, mas você será sim julgado por meio deles e nem precisa ser nas suas redes, a voz do cliente vai ter força poderosa em qualquer mídia que ele citar o seu negócio.

Toda e qualquer empresa deve ser capaz de estabelecer essa conexão com seu público, usar esses meios para interpretar o que os clientes estão buscando, essa voz do cliente lhe permitirá um olhar de oportunidades. Os softwares que captam essas informações estão aí, disponíveis no mercado, você precisará deles!!

Nunca se falou tanto sobre a experiência do cliente. Ele cansou de ser enganado. Questões como preço deixarão de ser primordiais na decisão do cliente.

Você mesmo, tenho certeza que várias vezes pagou mais caro para ter um produto que te oferece uma experiência diferenciada, aquele momento WOW, que incrível!!

Na grande maioria um produto que tem exigências diferente dos produtos de mercado, ele tem aquele detalhe especifico, não muito adaptável, restritivo, mas te oferece uma sensação de satisfação plena, aí que entra, esse cliente vai gritar pro mundo, vai influenciar inúmeros seguidores, vai distribuir likes, compartilhamentos, hiperlinks e hashtags.

A informação acontece ao vivo, instantaneamente. Essa experiência que sua empresa precisará proporcionar ao seu cliente precisa ser viva, dinâmica, precisa falar a língua do seu público, eles precisam captar e reconhecer a sua mensagem.

Você precisará ter o perfil ideal de cliente que consegue encantar, surpreender, brilhar os olhos.

E não para por aqui, jamais pense que seu cliente não sabe o que ele quer.

Ele sabe! Seu networking é tão amplo que já coletou dicas, sugestões, indicações, quando ele chega até você, já vivenciou aquilo que viveram na prática.

Se for um software, não vale mais comandos que deixam a plataforma robusta, complexa, amarrada, o cliente quer navegação simples, intuitividade, alta gestão e liberdade para sozinho manusear funcionalidades ricas que irão facilitar e não dificultar o dia a dia.

A transformação pode iniciar iniciar internamente ou ser imposta pelo mercado externo, o que você prefere?

Essa transformação que precisará ocorrer precisa fazer parte do ciclo de reavaliações naturais da própria organização.

Esse contexto de mudanças precisará ser analisado no planejamento estratégico, rever objetivos, métricas, processos, o modelo de comunicação, posicionamento de mercado, engajamento da equipe. 

 É preciso que a empresa entenda que não existe uma ruptura e sim uma forma de adaptação ao novo que já chegou.

Uma era que bloquinhos de anotações são notepads dos PC’S, as agendas são virtuais, as reuniões em videochamadas realizadas com várias pessoas situadas em diferentes lugares do mundo.

Os resultados e informações estarão acessíveis, a gestão será cada vez mais a vista, compartilhada, não somente restrita a alta direção. O público interno faz parte da construção e obstrução do que quer que seja.

A voz do cliente vem forte como aliado para redirecionar caminhos, estratégias e ações. São tantas frentes e a tecnologia um grande alinhado de todas as etapas e ciclos. Não tem jeito. É isso, siga nesse movimento. 

As pessoas no topo, a tecnologia como base para essa transformação 

Nunca se falou tanto na experiência do cliente como agora, não é mesmo? Se pararmos para pensar em poucos anos atras, os nossos pais, avós, tios expressavam convincentemente que celular era perda de tempo. Sai desse celular! Não perco tempo com essas bobeiras, era frases comuns por aí. 

 Quando estiver viajando, para por uns minutos e olha a quantidade de pessoas, de diferentes idades que estão usando um smartphone!! 

Todas possuem internet, estão conectadas a todo momento.

Estão compartilhando imagens da mala nova que comprou, do produto novo, do preço do pão de queijo no aeroporto, dos artistas famosos que estão na sala de esperar, daquele atendimento mal prestado, do bom atendimento, enfim, o público, seja ele de qual idade for, está compartilhando algo. 

 Apesar de tantos recursos automáticos a disposição desses clientes, como por exemplo chatbots, o atendimento humanizado nunca foi tão importante como agora.

Libertar o potencial humano através das marcas tem sido um posicionamento de sucesso.Se colocar no lugar do cliente, tentar entender o que ele espera vivenciar, tem sido o segredo das grandes conquistas. 

 Em resumo, essa era digital, toda a transformação, mantem como base a tecnologia em prol de gente, de entender as preferências das pessoas, de usar a tecnologia para captar essa mensagem.

De usar a tecnologia como um aliado para surpreender o ser humano. Empresas que conseguiram compreender isso, estão passos largos a frente. 

 transformação digital

Potencialização humana através da tecnologia 

 Apesar de ser um modelo de negócio e gestão, pesquisas comprovam que uma estrutura hierarquizada e rígida tem grandes chances de não resistirem a essa era de transformação.

O público interno mudou. Gestão por conflito não é mais modelo de negócio inteligente, o público interno deseja ser e estar participativo no movimento de mudanças. Entenda que ele é parte fundamental para esse processo. 

 O fato é que somente estar antenado as mudanças tecnológicas não será o bastante. Existem fatores de extrema importância que deverão ser considerados e a Docnix poderá ajudar a sua empresa! Aqui iremos descrever os principais deles: 

 Foco no cliente: A voz do cliente como centro de tudo. A sua experiência como motivos para as revoluções e mudanças. As definições para estratégias de fidelizações. Indicadores de satisfações e tratativas dos desvios. 

 Nunca foi tão importante entender e tratar as reclamações de clientes. Você sabia que no modulo DocAction é possível realizar o PDCA completo para tratativa de qualquer ocorrência?

Quando os números dizem que seus clientes estão insatisfeitos, as reclamações não param de aumentar e isso evidencia ameaças de churn (clientes perdidos)?  

Identifique a ocorrência e cliente, categorize essas ocorrências com classificações que lhe permitirão a análise dos dados, faça o estudo da causa raiz do problema para então propor e executar um plano de ação coerente aos motivos reais, ao final um verificar avaliará se tudo que foi feito solucionou as causas de insatisfações. Um fluxo completo, perfeito! 

 Outra ação que está diretamente ligada ao foco no cliente: Auditar fornecedores. Sim, isso mesmo. Normas voltadas para gestão da qualidade citam que os fornecedores precisam atender critérios e devem passar por processos de avaliação e qualificação.

Já parou pra pensar que auditá-los poderá proporcionar e garantir parceiros que prestando um bom trabalho para sua empresa, isso refletirá diretamente na qualidade dos produtos e serviços prestados pela sua empresa.  

 Conheça o módulo DocAudit que faz parte da suíte Docnix. Através dele um fluxo completo de auditorias, sejam elas de diferentes tipos.

No módulo DocAudit você gerencia a qualificação dos auditores, cria a sua programação de auditoria e planos de auditoria que lhe permitirá indicar todas as informações relevantes para o processo: Escopo,

Além disso notificações automáticas facilitam muito a comunicação, engajamento e rastreabilidade do fluxo. 

 O módulo DocKpi também poderá complementar essa gestão. Baseado no Skore Card lhe proporcionará de forma simples a gestão dos itens que deseja performar.

Através do módulo indicador você poderá gerenciar e indicar o que pretende medir, quem irá ajudar na coleta e alimentação desses dados, quem irá tratar os resultados com planos de ações.

Neste você poderá gerenciar todos os indicadores da empresa, como por exemplo: Número de reclamações, turnover, de projetos concluídos, elogios, desvios, gastos da empresa.

São tantas possibilidades. Saia fora da caixa e automatize esses processos utilizando o DOcnix como mão de apoio para as otimizações. 

Eficiência da operação: Produtividade da equipe, Recrutamento e retenção de funcionários; Custos relacionados a tecnologia da informação, Qualidade dos processos, Terceirização de mão de obra e Eficiência operacional ou de processo. 

Quando se fala em eficiência da operação e todos os fatores associados e citados acima, podemos falar diretamente sobre mapeamento de processos, documentação e capacitação da equipe. 

É fato que qualquer tipo de informação pode ser controlado manualmente. Em pastas da rede, bancos gratuitos. Mas a era digital chegou não foi em vão.

Vamos pensar em uma indústria onde as mudanças no setor operacional são constantes e altamente impactantes para os resultados. Essa informação precisa chegar na ponta caso contrário talvez não consiga mensurar os impactos dos desvios. Certo?

Pensa na quantidade de braços que precisará ter para realizar todo fluxo manualmente? Envia o documento, aprovador reprova, volta pra edição, novo arquivo por e-mail, altera, aprova, no fluxo final reprova… Se fica cansativo ler, imagina executar? 

 O módulo Maxdoc poderá ser um braço a mais na equipe. Na verdade, vários braços a mais.

A força e energia que se coloca para controles manuais poderão ser utilizadas de forma diferente, como por exemplo verificando as melhorias contínuas, conhecendo melhor a equipe, capacitando os colaboradores, realizando auditorias de diferentes naturezas e tipos, pensando em como inovar e estruturar as mudanças.  

A propósito podemos complementar aqui sobre a importância de gerenciar as mudanças que ocorrem nas organizações, não é mesmo?

É tudo muito rápido, já pensou como gerenciar tudo que mudou e os impactos que essas mudanças causaram? Antes disso volto um pouco e falo sobre analisar os impactos dessas mudanças antes que elas sejam executadas.

Independentemente de ser um item normativo, está totalmente relacionado aos resultados, as entregas, no alcance das metas. 

 Crescimento do negócio: Identificar novas formas de receita, aumentar o faturamento, Alcance digital, oferecer um produto competitivo e diferenciado. 

O modelo de negócio sem dúvidas precisará ser revisto em muitas organizações. Os dados estão aí pra comprovar essa necessidade. 

Os usuários tem sede de modificações, de atualizações. O ciclo de compra é rápido. As interações e respostas precisam ser ágeis.

O comportamento do cliente mudou. A sua experiência fala mais alto e isso tem tudo a ver com sua postura diante disso. A equipe da empresa também é a voz do cliente.

São defensores da empresa, precisam vestir a camisa e defender o produto, possuem voz ativa.

O líder poderá impulsionar muito o movimento participativo e engajado, somado a tudo isso, o DOCNIX será o seu grande aliado nessa conquista não somente de transformação digital, mas transformação no modelo de gestão focado na excelência. 

 Quer saber como o Docnix pode te ajudar a entrar nessa transformação digital? Entre em contato com nossa equipe que podemos te mostrar os benefícios de um sistema otimizado.

 Por Vanessa Almeida

Jorge Pimenta

Copywriter, Coordenador de Marketing e Comunicação, em busca de um Brasil com mais qualidade #P1BMQ.

19.11.2021 | Auditoria | Documentos e Registros | Melhoria Contínua | Sistemas de Gestão e Normas

posts relacionados