MASP, ou Método de Análise e Solução de Problemas, é uma ferramenta para qualidade muito utilizada em todo o mundo, sendo reconhecidamente famosa pelos seus bons resultados. Neste artigo, você encontrará todas as informações cruciais sobre o MASP, como o conceito, as etapas de aplicação e a relação desta metodologia com o Ciclo PDCA.  

Mas afinal, o que é MASP?    

O MASP, ou Método de Análise e Solução de Problemas, é uma abordagem estruturada que visa resolver problemas complexos de maneira eficaz e eficiente. O método foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial e se tornou amplamente utilizado em empresas de todo o mundo.  

O MASP é considerado como um dos melhores métodos de resolução de problemas disponíveis, com uma ampla gama de aplicações em áreas como engenharia, produção, marketing e finanças. 

A aplicação do método envolve diversas etapas. Cada uma dessas fases é projetada para que profissionais da qualidade identifiquem e resolvam os problemas de forma sistemática. O objetivo do MASP é criar um plano de ação preventivo ou corretivo, que corrija um erro ou uma não conformidade pela raiz. Assim, será possível garantir que essa solução seja duradoura, e não momentânea.  

Embora o MASP seja frequentemente utilizado na indústria, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de organização, incluindo empresas privadas, governamentais e organizações sem fins lucrativos. Além disso, mesmo que o MASP tenha suas próprias etapas de desenvolvimento, o método pode ser alinhado com outras ferramentas na criação de planos de ação mais eficientes e estratégicos. 

Leia mais: Ferramentas da Qualidade: Guia Completo para Excelência  

Vamos examinar algumas das principais etapas do MASP e como elas podem ser aplicadas na prática. 

As 5 Etapas do MASP  

A construção de um MASP em 5 fases:  

Identificação do problema 

O primeiro passo do MASP é identificar o problema que precisa de solução. Isso envolve a coleta de dados e informações sobre o problema em questão, incluindo as causas e efeitos.  

Por exemplo: se um produto está apresentando problemas de padronização, a equipe de solução de problemas precisa identificar os aspectos específicos do produto que estão causando o problema. Neste caso, seria interessante questionar em qual etapa da linha de produção está acontecendo esta despadronização.  

Análise do problema 

Uma vez que o problema foi identificado, a equipe precisa analisar as causas subjacentes do problema. Para isso, muito provavelmente será necessário coletar dados adicionais, entrevistar funcionários e clientes, ou realizar testes adicionais. O objetivo é entender completamente o problema, suas causas raízes e seus efeitos. 

Desenvolvimento de soluções 

Identificando as causas raízes do problema, é preciso desenvolver soluções para resolvê-lo. Nesse sentido, o desenvolvimento de soluções envolve a realização de testes adicionais ou a pesquisa sobre a utilização de outras soluções que obtiveram sucesso em situações semelhantes.  

Dessa forma, é importante que a equipe leve em consideração as restrições de recursos e prazos, bem como as necessidades dos clientes e as expectativas dos stakeholders. 

Implementação de soluções 

Após o desenvolvimento da solução, é hora de colocar o plano em prática. Implementar uma solução envolve a criação de um plano de ação detalhado que descreve as etapas específicas na implementação da solução. 

A equipe precisa garantir que todos os recursos necessários estejam disponíveis e que todos os envolvidos estejam devidamente treinados para implementar a solução. 

Monitoramento e avaliação 

Com a solução implementada, é indispensável o monitoramento e a avaliação dos resultados. Assim, será possível garantir que a solução funcione como o planejado. Para isso, dados adicionais devem passar por análise com algum índice de desempenho (os famosos KPIs) e a gestão deve analisar se a solução realmente está tendo o efeito desejado.  

Caso a solução esteja funcionando de forma plena, a equipe pode voltar ao primeiro estágio e identificar uma nova não conformidade para prevenir ou corrigir erros. Assim como a maioria das ações de qualidade, o objetivo aqui é a busca constante por melhoria contínua.  

Exemplo prático de MASP 

Mesmo indicando o passo a passo para implementar o MASP, sabemos que nem sempre o conceito sozinho é capaz de ilustrar a prática de uma metodologia como esta. Por isso, separamos um exemplo prático de problema que o uso do MASP poderia resolver:

Imagine que uma empresa de fabricação de automóveis está recebendo muitas reclamações de clientes sobre o desempenho de um modelo de carro específico. Os clientes relatam que o carro está tendo problemas de direção e que isso está afetando sua segurança. Nesse sentido, a equipe de solução de problemas da empresa decide usar o MASP para resolver o problema.  

Para isso, ela segue as seguintes etapas:  

Identificação do problema:

A equipe coleta informações sobre as reclamações dos clientes e determina todas as características que definem, detalhadamente, qual é problema que eles precisam resolver.  

Análise do problema:

A equipe investiga a fundo a situação. Suponhamos que ela, durante a identificação do problema, chegue na conclusão de que o erro está no sistema de direção assistida do carro. Durante a análise do problema, a equipe deve descobrir o porquê daquele erro estar acontecendo, ou seja, qual é a causa raiz.  

Desenvolvimento de soluções:

Sabendo a causa raiz do problema, a equipe será capaz de pensar em algumas opções para corrigir este erro. Nesse caso, eles poderiam concluir que a atualização do software do sistema de direção assistida seria uma boa opção. Por um outro lado, a equipe também poderia entender que a substituição de componentes específicos do sistema resolveria a questão. 

Implementação de soluções:

Com essas hipóteses de possíveis soluções para o problema, a equipe deve decidir em qual caminho seguir. Suponhamos que a equipe decide atualizar o software do sistema de direção assistida. Em seu plano de ação com detalhes seria importante discorrer sobre todos os elementos que essa atualização envolve. 

Fazer um plano de ação para implementação de soluções é a forma mais segura de garantir que todos os recursos necessários estejam disponíveis, assim como todos da equipe devidamente treinados para essa atualização. Um plano de ação detalhado também ajuda a pensar em soluções extras caso ocorra algum problema na implementação da solução. 

Monitoramento e avaliação:

Assim, após a atualização do software, a equipe monitora e avalia o desempenho do carro para garantir que, de fato, resolveram o problema. Nesse sentido, eles precisarão coletar feedback dos clientes e analisar dados para, então, fazer a análise de funcionalidade da solução.

Este é apenas um exemplo de como o uso do MASP pode ajudar a resolver problemas em um ambiente empresarial. No entanto, o MASP serve em uma ampla variedade de cenários e setores, desde a produção de bens até serviços financeiros. Além disso, o MASP não é apenas útil para resolver problemas imediatos, mas também para prevenir problemas futuros, identificando e eliminando as causas raiz. 

Ferramentas de Gestão e Qualidade

Benefícios do MASP 

Há uma série de benefícios em usar o MASP para resolver problemas organizacionais. Alguns dos principais benefícios incluem: 

  • Abordagem estruturada: o MASP fornece uma abordagem estruturada para a resolução de problemas, o que pode ajudar as equipes a abordarem questões de forma mais eficiente;
  • Identificação das causas raízes: ao usar o MASP, as equipes podem identificar as causas raízes dos problemas, o que ajuda a garantir que os problemas não voltem a ocorrer no futuro;
  • Tomada de decisão controlada: o MASP permite que as equipes tomem decisões controladas sobre a melhor maneira de resolver um problema, com base em dados e informações;
  • Redução de custos:  resolver problemas de forma definitiva pode ajudar a evitar custos adicionais associados à perda de produtividade ou clientes insatisfeitos.
  • Melhoria contínua: o MASP incentiva a melhoria contínua, o que significa que as equipes podem continuar a aprimorar processos e procedimentos ao longo do tempo. 

Diferenças entre o MASP e o Ciclo PDCA  

O MASP é comumente representado por um círculo de ações. O formato dessa representação ajuda bastante na compreensão das tarefas desta metodologia, mas também gera uma certa confusão entre o MASP e o Ciclo PDCA que, como o nome sugere, também é representado por um círculo.  

Além do formato de representação, ambas ferramentas estão diretamente envolvidas com gestão da qualidade. Entretanto, a principal diferença entre elas é que o Ciclo PDCA é mais geral, e se resume em dividir um plano de ação em quatro fases: planejar (plan); fazer (do); checar (check) e agir (act). 

Nesse sentido, o Ciclo PDCA pode ser usado em diversos contextos, e não só para resolução de problemas. Dessa forma, as duas metodologias podem interagir entre si na construção de planos de ação para resolver algum problema na organização.  

Leia mais: Ciclo PDCA: O Caminho para a Melhoria Contínua nas Empresas 

Resumindo:  

O MASP é um método otimizado e eficaz para resolver problemas complexos em uma variedade de contextos empresariais. Nesse sentido, ao seguir uma abordagem estruturada, as equipes podem identificar as causas raiz dos problemas, tomar decisões controladas e implementar soluções eficazes.  

Isso não apenas ajuda a resolver problemas imediatos, mas também pode levar a melhorias contínuas no desempenho e na produtividade da organização. Assim, se você está lidando com um problema complexo em sua empresa, considere usar o MASP para ajudar a identificar e resolver o problema de forma eficaz. 

Daniel Alves Pereira

Publicitário com experiência em redação, copywriting e otimização para mecanismos de busca (SEO).

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