A política de qualidade deve estar em todas as áreas de uma empresa, conversando com absolutamente todos os colaboradores. Por isso, é comum que seja um desafio para os profissionais responsáveis escrever uma política da qualidade para suas organizações, transmitindo toda a mensagem de forma simples, eficiente e gerando o engajamento das equipes.

Pensando nisso, criamos esse artigo completo e com exemplos sobre política da qualidade para te auxiliar na construção de um documento direto, que comunique com todos os colaboradores da empresa e que te ajude a compreender a imensidade e a importância de ter um sistema de gestão da qualidade em seu negócio.

O que é a política da qualidade?

A política da qualidade é um documento formal que estabelece o compromisso de uma organização em fornecer produtos ou serviços de alta qualidade aos seus clientes. Nesse sentido, ela é uma declaração que define as diretrizes gerais e os objetivos da empresa em relação à qualidade, estabelecendo os padrões que devem ser atendidos e mantidos.

A política da qualidade é uma parte importante do sistema de gestão da qualidade de uma organização e é, geralmente, elaborada pela alta direção da empresa. Além disso, ela deve ser objetiva, concisa e facilmente compreensível para todos os funcionários. Dessa forma, a equipe de endomarketing deve criar campanhas para comunicar e explicar a política da qualidade em todos os níveis da organização.

Alguns dos elementos comuns que podem estar incluídos em uma política de qualidade são:

  • Compromisso com a satisfação do cliente;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Atendimento aos requisitos legais e regulamentares;
  • Responsabilidade por parte de todos os funcionários em relação à qualidade.

Dessa forma, a política da qualidade é fundamental para a implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz. Assim, esta deve ser revisada e atualizada regularmente para garantir sua adequação e relevância às necessidades da organização.

Qual é o objetivo da política da qualidade?

O objetivo principal da política da qualidade é estabelecer o compromisso da organização em fornecer produtos ou serviços de alta qualidade aos seus clientes. Nesse sentido, através dessa política, a empresa estabelece uma direção bem definida para seus esforços de melhoria contínua. Ademais, ela estabelece objetivos e metas específicos ao seu contexto em relação à qualidade.

Além disso, a política da qualidade tem os seguintes objetivos:

  • Definir os padrões de qualidade que a empresa deve atender e manter, garantindo a conformidade com os requisitos do cliente e da regulamentação aplicável;
  • Comunicar a importância da qualidade em toda a organização, envolvendo todos os funcionários na busca por melhorias contínuas;
  • Assegurar que os processos da empresa sejam consistentes e controlados, a fim de garantir a qualidade dos produtos ou serviços;
  • Estabelecer uma cultura de qualidade na empresa, promovendo a responsabilidade e a propriedade em relação à qualidade em todos os níveis da organização;
  • Proporcionar uma base para avaliação do desempenho da empresa em relação à qualidade e para revisão do sistema de gestão da qualidade para a melhoria contínua.

Leia também: O que é Qualidade? – Princípios, conceitos e ISO 9001

O que a ISO 9001 diz sobre política da qualidade?

A ISO 9001 é uma norma internacionalmente conhecida que estabelece os requisitos para a construção de um Sistema de Gestão da Qualidade em empresas de qualquer tipo ou tamanho. Nesse sentido, o documento possui um tópico específico que fala sobre as determinações referentes à construção de uma política de qualidade.

Assim, a norma determina que a política da qualidade:

  1. Seja estabelecida, implementada e mantida pela Alta Direção da empresa;
  2. Seja apropriada ao contexto da organização, estando em conformidade com o direcionamento estratégico do negócio;
  3. Confirme o comprometimento da empresa em satisfazer os requisitos aplicáveis;
  4. Se comprometa com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade;
  5. Esteja disponível e documentada como informação documentada;
  6. Seja comunicada, explicada e aplicada na organização;
  7. Esteja apropriadamente disponível para todas as partes interessadas.

Leia também: ISO 9001: O que é, para que serve, benefícios e requisitos 

Curso ISO 9001

Como elaborar uma boa política da qualidade?

Uma política da qualidade deve ser objetiva, concisa e facilmente compreensível por todos os funcionários e outras partes interessadas da organização. Embora possa haver variações na estrutura e no conteúdo de acordo com a natureza e tamanho da organização, geralmente uma política de qualidade contem os seguintes elementos:

  1. Declaração de compromisso: uma declaração que descreve o compromisso da organização em fornecer produtos ou serviços de alta qualidade.
  2. Objetivos de qualidade: descrição dos objetivos gerais que a organização busca alcançar em relação à qualidade.
  3. Responsabilidades: atribuição de responsabilidades bem definidas para garantir que a política da qualidade seja implementada e mantida em todos os níveis da organização.
  4. Comunicação: a necessidade de comunicação eficaz em todos os níveis da organização para garantir que a política da qualidade seja entendida e implementada corretamente.
  5. Melhoria contínua: o compromisso da organização em buscar continuamente melhorias na qualidade, por meio de métodos como ações corretivas, análise de dados e feedback do cliente.
  6. Conformidade: o compromisso da organização em cumprir os requisitos legais e regulatórios aplicáveis em relação à qualidade.
  7. Envolvimento do cliente: o reconhecimento da importância do envolvimento do cliente na busca pela qualidade e na satisfação do cliente.
  8. Compromisso com a qualidade: o compromisso da organização com a qualidade em todos os aspectos de suas atividades e operações.

Além disso, a política da qualidade deve passar por revisão e atualização regularmente para garantir que continue sendo relevante e adequada às necessidades da organização.

Exemplos de políticas da qualidade:

As políticas da qualidade de empresas famosas e bem sucedidas são bons exemplos para os negócios que estão construindo sua política. Elas costumam ser simples e diretas, e se comunicam tanto com os colaboradores da empresa, quanto com os clientes e potenciais clientes que se depararem com esse documento.

Exemplos:

Apple Inc.: “A Apple está comprometida em trazer os melhores produtos e serviços para o mercado, com inovação constante e qualidade excepcional.”

Toyota Motor Corporation: “A Toyota se esforça para oferecer produtos e serviços de alta qualidade para satisfazer as necessidades dos clientes, respeitando o meio ambiente e buscando a melhoria contínua.”

Amazon.com Inc.: “A Amazon está empenhada em fornecer aos clientes uma experiência de compra excepcional, com produtos e serviços de alta qualidade, inovação contínua e atendimento ao cliente de classe mundial.”

Coca-Cola Company: “A Coca-Cola está comprometida em fornecer bebidas de alta qualidade que atendam ou superem as expectativas dos clientes, com responsabilidade social e ambiental.”

Microsoft Corporation: “A Microsoft está comprometida em fornecer produtos e serviços inovadores e de alta qualidade, que aumentem a produtividade e a eficiência dos clientes.”

Procter & Gamble Co.: “A P&G se esforça para fornecer produtos de alta qualidade que satisfaçam as necessidades dos clientes, com foco na segurança, eficácia e sustentabilidade.”

Nestlé S.A.: “A Nestlé está comprometida em fornecer alimentos e bebidas seguros e de alta qualidade, que atendam às necessidades nutricionais dos consumidores.”

General Electric Co.: “A GE está empenhada em fornecer produtos e serviços de alta qualidade que impulsionem a inovação e a eficiência em vários setores.”

IBM Corporation: “A IBM está comprometida em fornecer soluções tecnológicas de alta qualidade que ajudem os clientes a resolver problemas complexos e a alcançar seus objetivos de negócios.”

Intel Corporation: “A Intel se esforça para fornecer produtos de tecnologia inovadores e de alta qualidade, que ajudem a transformar a maneira como as pessoas vivem e trabalham.”

Qual a importância da política da qualidade?

A política da qualidade é um elemento fundamental para a implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz. Dessa forma, ela deve ser um compromisso da empresa com a satisfação do cliente, a melhoria contínua e a excelência na qualidade.

Nesse sentido, ao implementar e seguir uma política de qualidade eficaz, a empresa pode melhorar a satisfação do cliente, aumentar a eficiência e eficácia operacional, além de alcançar e manter a conformidade com as normas e requisitos regulatórios aplicáveis.

Disponibilize a política da qualidade para toda a organização!

O mais importante da política da qualidade é que ela seja um documento disponível para todos os envolvidos – sendo esse, inclusive, um dos requisitos da ISO 9001. Além disso, é importante que ela seja de fácil acesso, de forma que não haja nenhum empecilho quando alguém tentar acessá-la.

Com a Docnix, Software de Gestão da Qualidade, você consegue disponibilizar a política da qualidade e outros documentos para todos os colaboradores interessados em uma só plataforma, acabando com os trabalhos manuais. Além disso, em nossa suíte, é possível acompanhar todo o ciclo de vida desses documentos, desde a criação, até as possíveis atualizações.

Não só isso: a Docnix ajudará sua empresa a garantir a conformidade com os requisitos da ISO 9001 e de outras normas, como RDC, Anvisa, MAPA, FDA e ONA. Ficou interessado? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Quer aprender mais sobre o processo de gestão de documentos segundo a ISO 9001? Aqui vai um DocDicas: 

Daniel Juliano

Especialista em gestão da qualidade, auditor ABNT e em diversas normas, vendas, além de liderança em técnicas avançadas de vendas B2B.

Ver mais conteúdos de Daniel Juliano

posts relacionados