A ISO 26000 surgiu da necessidade das organizações se preocuparem, ativamente, com ações de responsabilidade social. Justamente pelo fato de “responsabilidade social” ser um termo muito amplo, a elaboração de uma norma que padronizasse seus processos e diretrizes se fez importante. Nesse sentido, em novembro de 2010 a ISO lançou a norma 26000, que foi publicada no Brasil pela ABNT no mesmo ano.  

O que é ISO 26000? 

A ISO 26000, criada em 2010, é uma norma orientadora relacionada a temas de sustentabilidade e responsabilidade social por parte das organizações. Dessa forma, ela apresenta recomendações sobre procedimentos e padrões dentro dos programas, relacionados a este tema, promovidas pelas empresas.   

Vale mencionar que, segundo a própria norma, responsabilidade social pode ser definida como o desejo e o propósito das empresas levarem em consideração aspectos socioambientais em suas tomadas de decisão. Dessa forma, as escolhas dessas organizações precisam pensar em desenvolvimento sustentável e no impacto de suas atividades na sociedade. A ISO 26000 considera que esses objetivos só poderão ser alcançados por meio de um comportamento ético e transparente.  

Além disso, é importante considerar que a responsabilidade social e a sustentabilidade vão além da conformidade com a legislação vigente (mesmo que elas sejam essenciais e indispensáveis). Pensar em responsabilidade social é levar isso ter isso como base da cultura organizacional, estando presentes em todas as relações da empresa e em conformidade com as normas internacionais de comportamento.  

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Quais empresas usam a ISO 26000?  

A norma ISO 26000 tem como principal foco a incorporação da responsabilidade social nas boas práticas dos processos organizacionais. Nesse sentido, a norma não apresenta restrições e, portanto, pode ser aplicada em todos os seguimentos de pequenas, médicas e grandes empresas.  

Além disso, vale ressaltar que os programas de sustentabilidade são bem-vindos em qualquer negócio. Isso quer dizer que esta norma pode auxiliar empresas de absolutamente todos os ramos a pensarem em ações de responsabilidade social e sustentabilidade.  

Como obter certificação ISO 26000? 

A ISO 26000 não é uma norma certificadora, e sim uma norma orientadora. Isso quer dizer que não existe um certificado ISO 26000 para as empresas que seguirem as diretrizes descritas pelo documento. Dessa forma, todos os princípios discorridos na ISO 26000 servem apenas como uma orientação para as organizações que querem incluir responsabilidade social e sustentabilidade em suas tomadas de decisão.  

Apesar de não haver um certificado, muitas entidades que trabalham premiando empresas por seus programas de responsabilidade social usam a ISO 26000 como um dos critérios. A Suzano, maior fabricante de celulose do mundo, por exemplo, recebeu o selo Gold da EcoVadis Sustainability Rating 2022 – que usa os padrões da ISO 26000 como item de avaliação. 

Como implementar a ISO 26000 

A ISO 2600 não fornece um passo a passo sobre os procedimentos para implementação da responsabilidade social e ambiente. Nesse sentido, cabe às próprias organizações usarem seus princípios e seus temas centrais para criar programas que atendam a essa pauta. 

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Os 7 princípios da ISO 26000 

A ISO 26000 determina 7 princípios que devem ser levados em consideração nas decisões das organizações que se preocupam com responsabilidade social. Esses princípios são:  

  • Transparência

É importante que as organizações sejam transparentes quanto seus impactos, nunca omitindo, mentindo ou escondendo informações. Este princípio também diz que decisões que afetam a sociedade precisam de uma comunicação clara, precisa, honesta e completa. 

  • Accountability:  

Mesmo que existem impactos que não causem muitos danos à sociedade, é imprescindível que as empresas se responsabilizem pelos seus atos e suas decisões. Dessa forma, a organização precisa prestar contas aos afetados pelas suas ações. Nesse sentido, é preciso que as empresas pensam em medidas cabíveis que ajudem na remediação de seus erros.  

  • Ética:

Os valores de honestidade, equidade e integridade precisam ser buscados pela organização, agindo sempre com responsabilidade e visando o respeito ao meio ambiente e as pessoas. Além disso, a organização também deve agir em conformidade com as normas internacionais de comportamento que regem sua área de atuação. 

  • Estado de direito:  

A organização precisa estar ciente e agindo de acordo com as leis, uma vez que nenhuma pessoa ou empresa está acima da legislação vigente. Nesse caso, o mínimo que a organização pode fazer é seguir as leis de seu local de atuação, mas é recomendável pensar além.    

  • Normas internacionais de comportamento: 

O “ir além” do princípio do estado de direito se aplica no princípio das normas internacionais de comportamento. A norma determina a necessidade da organização se alinhar às recomendações internacionais de comportamento, adotando tratados e acordos que promovam a responsabilidade social, ainda que a legislação vigente não as trate como obrigações das empresas. 

  • Direitos humanos:  

Universais e para todos, os direitos humanos demandam respeito e devem ser prioridade dentro de uma organização. Mais do que ser levados em consideração, é fundamental que os direitos humanos sejam tratados como importantes e universais, de forma que as atividades da organização não os firam de forma alguma.  

  • Respeito pelos interesses das partes interessadas:  

As partes interessadas, também chamadas de stakeholders, são grupos ou indivíduos que podem ter algumas demandas ou necessidades que devem ser ouvidas pela organização. Não só ouvir, as empresas devem ponderar e responder a esses interesses, principalmente se as ações da instituição em questão afetaram, diretamente, esses stakeholders. 

Os 4 pilares da responsabilidade social  

A responsabilidade social pode ser dividida em quatro pilares: ambiental, econômica, de desenvolvimento e de apoio social. A ISO 26000 não detalha essa divisão, especialmente porque a norma da responsabilidade social como um todo. Entretanto, entender cada um dos pilares é essencial para a criação de um plano de ação adequado para cada vertente.  

  • Responsabilidade Ambiental:

Muitas empresas utilizam recursos naturais em sua linha de produção, geralmente como matéria-prima de produtos. Já outras, acabam produzindo e eliminando carbono, que é extremamente poluente, para o meio ambiente. Nesse sentido, a responsabilidade ambiental pede às empresas que se preocupem com essas questões, sendo o mais sustentáveis possível. 

  • Responsabilidade Econômica:

Mais do que o desenvolvimento pessoal, as empresas devem se preocupar com o desenvolvimento econômico do local que ela está inserida. O segredo aqui é criar ações de fomentação à área. Dessa forma, as organizações devem gerar empregos naquela local, fazer parcerias com empresas com atuações correlacionadas e pensar em sua sustentação à longo prazo.  

  • Responsabilidade de Desenvolvimento: 

Falar em desenvolvimento é fazer com que as empresas entendam que elas estão inseridas em um contexto social. Se a área (e consequentemente as pessoas) daquele local se desenvolver, o potencial de crescimento desta organização cresce consideravelmente. Dessa forma, recomenda-se a elaboração de planos de desenvolvimento social. 

  • Responsabilidade de Apoio Social:

O pilar de apoio social pode ser considerado uma extensão do de desenvolvimento. Nesse sentido, a responsabilidade de apoio social é uma forma de desenvolver o cenário que a empresa está inserida. Parcerias com projetos sociais, políticas de ação afirmativa e projetos de capacitação são um dos exemplos mais certeiros.  

Temas centrais da ISO 26000 

A ISO 26000 determina que as ações de responsabilidade social das empresas devem levar em consideração 7 temas centrais. Tendo esses sete temas em mente, as organizações precisam analisar seus contextos para, então, entender como priorizar, organizar e elaborar essas ações e a relevância dos temas centrais. Os 7 temas são: 

  • Governança Organizacional: As organizações devem aliar a responsabilidade social com suas atividades diárias;
  • Direitos Humanos: Respeitar as determinações dos direitos humanos é uma prática fundamental ao trabalho; 
  • Práticas Trabalhistas: Abrange tanto o emprego direto, quanto os terceirizados e o trabalho autônomo. Pensar na forma como a empresa age com seus colaboradores; 
  • Meio Ambiente: Uso sustentável dos recursos; 
  • Práticas Leais de Operação: Ação anticorrupção. Nesse caso, a responsabilidade social se refere ao respeito com a lealdade nas operações empresariais; 
  • Questões dos Consumidores: Engloba toda a experiência do cliente, desde o marketing legal, até a proteção dos dados do consumidor. Nesse sentido, consumo consciente e sustentável é um dos itens a serem levados em consideração. 
  • Envolvimento e Desenvolvimento da Sociedade: O ideal é que toda a comunicação esteja envolvida com a empresa. Esse requisito está intimamente ligado com os pilares de desenvolvimento e ações sociais. 

Objetivos e vantagens da ISO 26000 

O fato de não existir uma certificação ISO 26000 faz com que muitas organizações acham, erroneamente, que investir na implementação desta norma não é uma opção viável e que valha a pena. A verdade é que, além de muitos prêmios usarem esse padrão como critério, o fato de a ISO 26000 ser uma norma internacional faz com que as empresas que seguem suas diretrizes tenham como principais vantagens:  

  • Elevação de sua reputação perante a sociedade, evidenciando sua responsabilidade social e ambiental; 
  • Vantagem competitiva em relação a empresas que não adotam a norma; 
  • Maior percepção perante os investidores, acionistas e demais membros diretores da marca; 
  • Atração de profissionais mais alinhados com os valores do negócio e mais preparados. 

 Dessa forma, a ISO 26000 não sendo obrigatória às organizações, ela pode ser grande diferencial competitivo. Assim, é extremamente recomendável que as empresas a adotem, independente do segmento de atuação.  

Nesse sentido, a sociedade reconhece as empresas que se colocam aliadas ao meio ambiente e a sociedade e, em uma escala de tempo maior, todas essas organizações dependem do equilíbrio ambiental e social para continuarem existindo a longo prazo. A norma ISO 26000 auxilia as empresas a alcançarem essa expectativa. 

 

 

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