
Documentos e Registros | Melhoria Contínua | Saúde, Segurança e Meio Ambiente | Sistemas de Gestão e Normas
Gestão da qualidade na indústria de alimentos

A ISO 45001 é a nova norma internacional para um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). O foco principal da norma é fornecer à empresa um alto nível de compreensão das questões importantes que podem afetar positiva ou negativamente a forma como ela gerencia suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos seus colaboradores.
conheça mais em nosso blog
Os requisitos legais são obrigações previstas na legislação que devem ser cumpridas pelas organizações, independente do segmento ou tamanho. A implantação do Sistema de Gestão em SST (segurança e saúde do trabalhador), permite que se instale uma cultura organizacional de fácil integração a outros modelos de gestão.
Para obter a certificação da ISO 45001, a empresa deve cumprir determinados requisitos que deverão ser seguidos de forma adequada. As organizações precisam identificar qual é a legislação aplicável ao seu negócio e, estar sempre monitorando, constantemente, o atendimento aos requisitos legais de forma documentada. Não atender aos requisitos legais é considerado item impeditivo à certificação.
Ao seguir as diretrizes da norma a empresa passa a ter um elemento fundamental da estratégia de gestão de risco organizacional. Portanto ao aplicar a ISO 45001 a empresa passa a ter clareza dos objetivos e assim assegurar um trabalho seguro e saudável para todos os envolvidos nos processos, gerenciar perigos e riscos provenientes do ambiente de trabalho e facilitar a integração com outras normas de Sistema de Gestão.