O que é?

A ISO 50001 é a norma referente à gestão de energia em uma empresa e é responsável por todo o processo de gerenciamento de energia dentro da organização. 

Dessa forma, a ISO 50001 busca melhorar a relação da empresa com o meio ambiente, fazendo uso consciente de energia, reduzindo emissões de gases, realizando estratégicas de eficiência enérgica e otimizando recursos em geral. 

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

A ISO 50001 foi publicada no ano de 2011 aqui no Brasil, e a norma diz respeito à gestão de energia que visa implementar uma eficiência energética dentro de indústrias, empresas em geral e todo e qualquer tipo de instalação comercial

A ISO 50001, dessa forma, possui grande importância, no que tange à gestão de energia e é uma certificação fundamental para indústrias e instalações comerciais, tendo em vista que toda e qualquer empresa faz uso de energia.

Como conseguir a certificação?

Para obter a certificação ISO 50001 é preciso que a sua empresa desenvolva uma política para o uso mais eficiente de energia, melhorando, dessa forma, a maneira como a organização consome energia.

Além disso, buscar por novas tecnologias é fundamental para fazer uso consciente de energia aprimorando a gestão energética da sua empresa por meio de projetos que reduzam a emissão de gases é imprescindível para quem busca por sustentabilidade.

Principais objetivos de implementar a ISO 50001:

  • Proporcionar estratégias para a empresa utilizar de maneira mais assertiva os seus recursos de consumo de energia;
  • Valorizar o uso de novas tecnologias que auxiliem no consumo consciente;
  • Promover a criação de novos projetos de redução de emissão de gases;
  • Promover a integração com outros setores e outras gestões, como a relacionada com o meio ambiente, da saúde e da segurança;
  • Proporcionar à empresa uma imagem de quem se preocupa com o meio ambiente e que firma compromisso com a redução do consumo de energia.

Por que aplicar a ISO 50001?

Portanto, obter a ISO 50001 é também pensar no crescimento do seu negócio e construir uma imagem que poderá gerar bons frutos com clientes, colaboradores e acionistas em geral. 

Por fim, se você deseja agir com seriedade em seu negócio e ainda ser um diferencial dentro do mercado, obter a certificação ISO 50001 pode ajudá-lo a alcançar o sucesso que a sua empresa merece. 

Para otimizar os processos de implementação da ISO 50001, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.