O que é COSO?
COSO é um comitê composto por representantes de cinco organizações:
– American Accounting Association;
– Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados;
– Executivos Financeiros Internacionais;
– Instituto de Contadores Gerenciais;
– Instituto de Auditores Internos.
Juntos, formam o conselho do COSO, que desenvolve documentos de orientação para ajudar as organizações na avaliação de riscos, controles internos e prevenção de fraudes.
A visão do COSO é ser um líder reconhecido no mercado global no desenvolvimento de orientação nas áreas de risco e controle que permitam uma boa governança organizacional e redução de fraude”.
Qual tipo de empresa pode obter a certificação?
O COSO é mais voltado para empresas ligadas à área de controle interno.
Depois de ler a estrutura do COSO, a alta administração e outros tomadores de decisão em sua organização devem usá-la para avaliar seu sistema de controle interno atual.
O seu sistema atende a todos os padrões de eficácia? Caso contrário, faça planos de como melhorá-lo de acordo com o modelo do COSO.
Gerentes e funcionários de nível inferior também devem se familiarizar com a estrutura do COSO. Ofereça sugestões com base no documento para a alta administração.
Reúna um comitê de funcionários em todos os níveis para debater ideias para um sistema de controle interno mais robusto.
Além disso, cada funcionário deve assumir seriamente o seu papel na prevenção de fraudes. Conduza seu trabalho de uma forma que dê suporte à estrutura COSO.
Por exemplo, siga as políticas antifraude sem exceção e sempre apresente relatórios precisos e oportunos.
COSO: Como se certificar?
Em 2018, o Comitê de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO) anunciou o lançamento de um programa de aprendizagem para ganhar o Certificado COSO Enterprise Risk Management (ERM).
O programa é oferecido pela American Accounting Association (AAA), pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA), pela Financial Executives International (FEI), pela IMA – Associação de Contadores e Profissionais Financeiros em Negócios e pelo Instituto de Auditores Internos (IIA).
O certificado COSO ERM é voltado para profissionais que desempenham uma função de gerenciamento de risco em suas organizações, consultores que prestam serviços de consultoria relacionados a ERM e membros do conselho que fornecem supervisão de ERM.
O programa inclui aprendizado individualizado e workshop prático.
Após a conclusão bem-sucedida e aprovação em um exame online, os candidatos receberão um certificado oficial de conclusão do COSO ERM Framework e um selo digital.
O certificado demonstra competência para aplicar a integração de ERM com estratégia e desempenho usando COSO 2.017 Enterprise Risk Management – Integrando com Estratégia e Estrutura de Desempenho.
Quais os principais objetivos da norma?
- Foco em operações, relatórios e conformidade;
- Atingir os objetivos e estratégia de negócios gerais de uma organização;
- Metas de desempenho e proteção dos ativos da organização contra fraudes;
- Transparência, oportunidade e confiabilidade dos hábitos de relatórios da organização.
Por que aplicar a COSO?
Os fracos controles internos são responsáveis por quase metade de todas as fraudes, de acordo com a Association of Certified Fraud Examiners (ACFE).
Então, como você pode garantir que seu sistema não esteja tornando sua organização um alvo fácil para fraudes?
Use um modelo desenvolvido por especialistas para projetar e implementar seus controles internos.
Uma das estruturas mais comumente usadas foi escrita pelo Comitê de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO).
A estrutura do COSO descreve como você pode usá-lo para desenvolver um sistema de controle interno forte e eficaz.