Existem inúmeras métricas usadas para analisar uma infinidade de questões dentro de uma empresa. Tantas nuances pode gerar certa confusão e ineficácia na avaliação de estratégias usadas em uma organização, prejudicando consideravelmente o crescimento dela. Nesse sentido, surge o BSC como um programa que une 4 perspetivas empresariais, gerando uma análise mais integrada e mais acessível.

O que é BSC?  

BSC é uma sigla para Balanced Scorecard ou, em português, “Indicadores Balanceados de Desempenho”. Essa é uma metodologia de gestão estratégica que ajuda as empresas a equilibrarem ações táticas e financeiras com suas estratégias de longo prazo e com os objetivos do negócio. Foi desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990 e é amplamente utilizado em organizações de todos os tamanhos e setores.  

O BSC é baseado em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Cada perspectiva é medida por um conjunto de indicadores de desempenho, como lucro, satisfação do cliente, eficiência operacional e inovação. Essas métricas são usadas para avaliar o desempenho atual da empresa e identificar áreas de melhoria. 

O grande objetivo do BSC é ajudar as empresas a alinharem suas estratégias, seus objetivos e suas ações para que eles trabalhem em conjunto na garantia do sucesso a longo prazo. Assim, ele permite que as empresas vejam o “quadro completo” de seu desempenho, não se concentrando apenas em métricas isoladas. Além disso, o BSC incentiva as empresas a focarem nas áreas imprescindíveis para seu sucesso, como a satisfação do cliente e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. 

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Como fazer a análise BSC? 

A chave para fazer uma boa análise BSC é entender bem o funcionamento da empresa. É imprescindível ter alinhado quais são os objetivos da organização e de quais recursos ela vai se desprender para alcançá-los. Nesse sentido, a riqueza de dados e informações claras e concisas colaboram muito para a efetividade do BSC. 

A construção da análise BSC pode ser dividida em 7 partes cruciais. Dentro de cada etapa, os gestores têm a liberdade de destrinchar as fases e até usar outras ferramentas ou metodologias que deixem o BSC ainda mais completo e, consequentemente, mais efetivo. Os 7 passos da análise BSC são:

1. Quais são os objetivos da empresa?

A organização deve saber seus objetivos gerais e seus objetivos específicos. É importante que esses objetivos sejam claramente detalhados, assim como as estratégias que a empresa usará para atingi-los.  

Diferentes circunstâncias pedem o uso do BSC. Dessa forma, não é preciso discorrer sobre todos os objetivos da organização de uma só vez, pois é possível fazer várias análises para metas diferentes. Portanto, a definição dos objetivos pode levar em consideração desde um projeto específico, localizado, até uma meta global da empresa.  

2. Quem fará parte da equipe?

A equipe responsável pela implementação do BSC na organização deve ser condizente com os objetivos detalhados. Cada membro desse time precisa ter conhecimento prévio sobre suas responsabilidades e deve ser capacitado para executarem suas funções com assertividade.  

Além disso, a equipe também deve estar envolvida com os projetos ou processos que estão sendo analisados. O time também deve incluir representantes de diferentes áreas da empresa, como marketing, finanças, recursos humanos e operações.

3. Como as perspectivas do BSC se aplicam na organização?

Tendo em mente as perspectivas fixas do BSC (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento), é preciso pensar em como o contexto da organização se relaciona com esses pilares.  

Por exemplo, dentro da perspectiva financeira, a empresa deve se perguntar quais são suas metas e objetivos específicos ao pilar financeiro e, a partir daí, criar uma estratégia que sustente os resultados esperados. Nesse sentido, é importante definir e detalhas de forma clara e concisa cada uma das quatro perspectivas.

4. Quais métricas usar?

Existem inúmeras maneiras de medir resultados. A organização precisa definir quais são as métricas mais eficientes para avaliar os objetivos que ela está buscando. Aqui, é preciso considerar métricas para medir o desempenho da empresa em suas metas gerais e em suas perspectivas específicas.  

Dessa forma, para que a análise de resultados seja certeira e funcional, é imprescindível que as métricas escolhidas sejam relevantes, mensuráveis e precisas.

5. Implementando o BSC

Com a descrição detalhada dos objetivos e metas, das perspectivas, da equipe e das métricas, chega a hora de colocar o BSC em ação na empresa. Para isso, a equipe poderá criar dashboards, relatórios, diagramas ou usar outras ferramentas de análise de dados que ajudem no acompanhamento e na avaliação prática do BSC.  

6. Monitoramento e revisão de resultados

É no monitoramento e na revisão de resultados que fica claro para a organização que a implementação do BSC não é um evento único, mas sim um processo contínuo. Dessa forma, o monitoramento do desempenho e a revisão das métricas e das perspectivas devem acontecer de forma regular e frequente.  

Nesse sentido, pode surgir a necessidade de adequar os objetivos, as perspectivas e as métricas usadas aos novos contextos da empresa, e isso é completamente normal. O foco aqui é garantir que o BSC esteja sempre alinhado às estratégias usadas na empresa.  

 7. Comunicação dos resultados

Uma boa comunicação é um dos requisitos mais importantes em empresas que se preocupam com a efetividade de seus planejamentos estratégicos. A comunicação dos resultados obtidos deve chegar aos stakeholders da empresa (funcionários, investidores, reguladores).  

O plano de comunicação ajuda na garantia da transparência e da responsabilidade individual e coletiva no planejamento estratégico organizacional. Vale lembrar que a comunicação por si só também precisa de uma estratégia estruturada, contendo inclusive suas próprias métricas de resultados obtidos. 

As 4 perspectivas do BSC 

Como a análise é toda construída levando em consideração quatro perspectivas pilares, torna-se interessante conhecer profundamente cada uma dela para obter o maior aproveitamento possível no uso do BSC. 

Nesse sentido, é importante considerar que as perspectivas são integradas, ou seja, uma impacta a outra. Além disso, os criadores da metodologia entendem que elas são a base para o funcionamento de toda a organização e devem ser tratadas de forma balanceada. Ademais, considera-se que cada perspectiva se destrincha em objetivos, métricas, alvos e iniciativas próprias e específicas.  

1. Financeira

Na perspectiva financeira, a empresa deve se preocupar seus objetivos econômicos. Mais do que agradar acionistas e investidores (se esse for o caso), a organização precisa entender seus objetivos de faturamento e de lucro e quais ações tomar para atingir essas metas, que precisam ser realistas e realizáveis.  

2. Clientes

Os clientes de uma empresa são, sem sombra de dúvidas, uma parte fundamental para o sucesso da organização. Nesse sentido, é preciso que a análise BSC considere quais são as necessidades desses clientes e se é viável (em termos de tempo e de recursos) para a empresa atender tais demandas.  

 3. Processos Internos

Os processos internos são todos aqueles que fazem a empresa funcionar, tendo condições de entregar suas demandas. Pensando em melhoria contínua, os processos internos devem ser sempre aprimorados. Para isso, eles usam dos recursos financeiros para agradar cada vez mais os clientes e, consequentemente, garantir aprendizagem e crescimento para a organização. 

4. Aprendizagem e Crescimento

Considerar o desenvolvimento da organização e da equipe envolvida é, de certa forma, o foco central de todos os processos. É justamente para isso que projetos são montados e que metodologias como a BSC são usadas. A organização deve construir seus planos de ação pensando nessas oportunidades de aprendizado e de crescimento. 

Leia também: O Balanced Scorecard (BSC): Uma Ferramenta Essencial para o Sucesso Empresarial

Objetivos e vantagens do BSC  

Nesse sentido, os principais benefícios para as organizações quem trabalham com o BSC são: 

  • Alinhamento estratégico: O BSC ajuda as empresas no alinhamento de suas estratégias, objetivos e ações, a fim de garantir o sucesso a longo prazo; 
  • Visão completa do desempenho: O BSC permite que as empresas vejam o “quadro completo” de seu desempenho, se concentrando em várias métricas de desempenho de uma só vez; 
  • Foco nas áreas críticas para o sucesso: O BSC incentiva as empresas a se concentrarem nas áreas críticas para o sucesso, como a satisfação do cliente e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços; 
  • Comunicação clara: O BSC permite que as empresas comuniquem suas estratégias e objetivos de forma clara e concisa para todos os stakeholders, incluindo funcionários, investidores e reguladores; 
  • Tomada de decisão informada: O BSC fornece uma base sólida de dados e informações para ajudar as empresas a tomarem decisões informadas e estratégicas; 
  • Responsabilidade: O BSC ajuda a tornar as equipes e os indivíduos mais responsáveis na busca por seus objetivos e metas, ao mesmo tempo que fornece uma visão clara do desempenho geral da organização. 

Além disso, o BSC é um ótimo aliado em busca de melhoria contínua. O programa permite às empresas avaliarem regulamente seu desempenho e, assim, fica mais fácil identificar áreas de melhoria. Pensando no uso contínuo do BSC, como um ciclo mesmo, as organizações conseguem mais facilmente instaurar uma política e uma cultura de melhoria contínua em seus processos de trabalho.  

Resumo do BSC

O BSC é uma ótima ferramenta para se obter os mais importantes dados e métricas de uma empresa em um só lugar. Assim, as empresas podem ter uma visão sistêmica de seus processos e saber quais procedimentos e estratégicas demandam uma maior atenção naquele momento. Dessa forma, toda a organização trabalha em conjunto para atingir seus objetivos estratégicos.  

Em resumo, a implementação bem-sucedida do BSC requer uma abordagem sistemática, envolvimento de todas as partes interessadas e uma cultura de melhoria contínua. Ao seguir esses passos, as empresas podem alcançar uma visão mais completa e equilibrada de seu desempenho e seguir em frente em direção ao sucesso a longo prazo. 

 

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