20210414_Site_Normas_03sox_01

O QUE É?

A certificação SOX - Sarbanes-Oxley demonstra o conhecimento do profissional na lei estadunidense de mesmo nome.

Aprovado em 2002, o SOX - Sarbanes-Oxley Act veio em reação a escândalos na condução de empresas de capital aberto como a Enron e a WorldCom.

Neste espírito, a lei prevê mecanismos de auditoria e contabilidade para assegurar mais transparência e uma melhor governança corporativa, reduzindo assim o risco do negócio e evitando fraudes.

conheça mais em nosso blog
20210215_Site_Normas_Selos_selo_01 (1)

QUAL A APLICAÇÃO?

Com a aprovação da lei, os custos das empresas relativos ao compliance aumentaram consideravelmente, de modo que profissionais com o conhecimento técnico necessário se tornaram ativos valiosos.

O principal escopo da lei é a regulação de empresas de capital aberto, listadas na bolsa de valores estadunidense, o que inclui empresas brasileiras que oferecem ADRs (American Depositary Receipts) para negociação na NYSE.

Contudo, a legislação também trata de sociedades de capital fechado, de modo que ela se aplica, em tese, a qualquer empresa que tenha operações financeiras no exterior.

Portanto, a certificação SOX - Sarbanes-Oxley tem aplicação prática para empresas com algum nível de atuação nos Estados Unidos.

COMO SE CERTIFICAR?

A certificação SOX - Sarbanes-Oxley Act tem como objetivo qualificar o profissional para compreender e pôr em prática o compliance com a legislação.

Nesse sentido, os programas são destinados a funcionários e gerentes envolvidos com avaliação de risco, políticas e procedimentos de compliance, atividades de controle, monitoramento, auditoria, gestão de dados etc.

Dessa maneira, diversos tipos de profissionais são elegíveis para obter a certificação, como auditores, gestores de risco e compliance e, até mesmo, técnicos de TI.

Há uma série de organizações que oferecem esta certificação.

Os títulos são obtidos mediante provas, que são aplicadas após o fornecimento de materiais de estudo e as respectivas aulas, tudo no ambiente virtual.

As credenciais certificam tais conhecimentos e experiência profissional na área (1.200 horas nos últimos três anos). O diferencial da segunda é que ela certifica o exercício atual de um cargo de gerência.

 

20210414_Site_Normas_03sox_02

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO

  • check icon Conhecimentos técnicos necessários para regularização da empresa perante as legislações aplicáveis;
  • check icon Governança corporativa mais transparente;
  • check icon Melhor controle da condução dos negócios para os proprietários;
  • check icon Posicionamento da empresa em mercados mais amplos;
  • check icon Gestão de risco e compliance de acordo com os padrões do mercado.
20210215_Site_Normas_Icones_banner

POR QUE OBTER A CERTIFICAÇÃO SOX?

O SOX - Sarbanes-Oxley Act foi aprovado nos Estados Unidos, entre outros objetivos, para proteger os investidores e melhorar a sua confiança no mercado.

A certificação opera no sentido de facilitar o processo de adequar a empresa à legislação, já que é uma forma segura de sinalizar a capacitação do profissional para conduzir esse processo na prática.

Para otimizar os processos de implementação da SOX, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.