O que é?
GRC é uma sigla que compila os conceitos de governança, risco e compliance que, em união, correspondem a estratégias administrativas que visam minimizar riscos e otimizar a obtenção de resultados.
Os funcionários responsáveis pelo GRC de uma empresa atuam junto da gestão em busca de estratégias sustentáveis para o crescimento corporativo saudável e também prezam pela transparência, afim de alcançar uma clara transmissão da mensagem empresarial para o público.
No atual panorama empresarial, com inúmeras regulamentações e mercados em constante mudança, muitas empresas têm adotado as práticas do GRC que, quando são apropriadamente compreendidas, contribuem muito para organizar as operações internas.
Conheça melhor o significados das siglas GRC
Governança
A governança é um princípio empresarial que almeja garantir que os processos de decisão sejam feitos de forma transparente e adequada, para melhor atender aos interesses dos Stakeholders, que podem ser exemplificados por: Acionistas; Funcionários; Fornecedores; Consumidores
Risco
O Risco é a análise de possíveis imprevistos que possam ocorrer durante o desempenho das funções de uma empresa. Isto é feito por meio de vistorias completas dos procedimentos organizacionais e da análise de possíveis situações prejudiciais para a empresa.
O estudo de riscos busca principalmente prever possíveis comprometimentos antes destes se manifestarem no ciclo de desempenho corporativo. São mensuradas as probabilidades dos problemas ocorrerem e também desenvolvidas estratégias para evitar (ou minimizar) danos.
Compliance
Compliance é uma palavra da língua inglesa derivada do verbo “comply”, que significa se conformar. Indica as ações que uma organização toma para se adequar a legislações, normas e práticas sadias do segmento empresarial específico da empresa.
Pode-se entender Compliance como um monitoramento das ações de uma empresa, que analisa o quão adequadas estão suas práticas do ponto de vista legislativo. Isto evita que a corporação perca tempo e dinheiro indo na contramão destes princípios.
Este termo integra o GRC devido a necessidade crescente do mundo empresarial de implementar códigos de conduta, além de fortalecer a integridade dos processos corporativos.
Como aplicar a politica GRC
A metodologia de GRC consiste em uma proposta unitária que busca fazer um estudo aprofundado sobre as necessidades, perspectivas e riscos da empresa.
De qualquer forma, também é muito importante que os gestores trabalhem na mudança de atitudes dos funcionários. O foco é a formação de equipes multidisciplinares, para que a prática de GRC seja melhor conduzido na empresa.
Principais objetivos de implementar o GRC
- Redução de custos;
- Mais segurança e eficiência nos processos;
- Diminuição da ocorrência de fraudes;
- Transparência para as operações;
- Melhor percepção de valor.
Por que sua empresa precisa do GRC?
Uma empresa que transmite a imagem de transparência e eficácia agrega valor à própria percepção de mercado. A credibilidade cria maior segurança para clientes e colaboradores, que estão em busca de estabilidade e confiança em parcerias de negócios.
A metodologia GRC diminui a ocorrência de fraudes por exigir avaliações meticulosas e de exímia eficiência. A vigilância constante reduz a possibilidade de corrupções internas e de terceiros mal-intencionados.
Aplicar o GRC enquanto disciplina corporativa também resulta em corte de gastos. Além da investigação de riscos prevenir comprometimentos legais e estratégias danosas, também gera um ambiente corporativo com comunicação clara e efetividade em seus trabalhos.