O que é HACCP?
HACCP é a sigla de Hazard Analysis and Critical Control Point, em livre tradução: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. A HACCP é uma sistemática que garante a segurança sanitária no processo produtivo de alimentos.
A metodologia HACCP foi desenvolvida na década de 60, em atendimento à uma solicitação da NASA, referente à segurança dos alimentos que seriam enviados em viagens espaciais.
Desde então, essa tornou-se a metodologia mais utilizada para assegurar que cada etapa da fabricação de alimentos seja segura e controlada. Em 2001, a ISO publicou diretrizes da norma ISO 9001 para fabricação de alimentos e bebidas (ISO 15161:2001), em que envolveu a sistemática HACCP.
Já em 2005, foi publicada a norma ISO 22000, que trouxe diretrizes para Requisitos de Sistema de Gerenciamento de Segurança de Alimentos, integrando programas como Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os fundamentos HACCP.
Qual tipo de empresa pode obter a certificação?
Uma certificação muito conhecida pela indústria de alimentos, a HACCP foi elaborada para atender as exigências da NASA e hoje é utilizada como principal parâmetro de qualidade para empresas do setor alimentício.
Como implantar a HACCP
Toda empresa ligada a produção e distribuição de alimentos e bebidas pode aplicar a sistemática HACCP.
A seguir, listamos alguns princípios básicos que devem ser seguidos para a implantação da HACCP:
• Análise de riscos
• Determinação de Pontos Críticos de Controle (PCC)
• Estabelecimento de limites críticos de controle
• Procedimentos de monitoramento e controle
• Determinação de ações corretivas
• Estabelecimento de procedimentos de verificação
• Procedimentos de documentação e registro
É um processo detalhado e que exige muitas mudanças organizacionais, mas que, sem dúvidas, vale a pena!
Principais objetivos da HACCP
Identificação e controle dos perigos associados à todas as etapas da produção e distribuição de alimentos;
Definição de pontos de controle e monitoramento do processo;
Ações corretivas de pontos críticos e procedimentos de monitoração, verificação e registro.;
Garantir a saúde do consumidor.
Vantagens da HACCP
Sem dúvidas, as empresas que seguem as normas HACCP tornam-se mais competitivas no mercado, pois apresentam alto grau de confiabilidade de seus consumidores em seus processos.
Outra vantagem da aplicar a HACCP é o aumento da qualidade de todos os processos produtivos, o que traz ganhos para a qualidade do produto e garante entrega de mais valor ao cliente.
Além disso, do ponto de vista legal, a aplicação da HACCP garante que a empresa esteja em dia com as normas sanitárias, ficando livre de multas e problemas legais.