O que é?

A norma técnica ISO 20000, além de ser reconhecida no mundo todo, é a norma que define os requisitos obrigatórios ligados às boas práticas para que o gerenciamento de serviços de TI exerça um serviço de qualidade.

Uma empresa de serviços de TI deve atender esses requisitos para a criação e implementação de um Sistema de Gestão de Serviços (SGS) com base nas práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação).

Os níveis de certificação da ISO 20000

Os níveis da certificação ISSO 20000 são três, e ter o conhecimento sobre esses níveis auxiliará o profissional ou empresa de TI a escolher a certificação mais adequada aos seus objetivos.

1. Treinamento ISO/IEC 20000 Foundation

Esse nível é o de quem acabou de iniciar o contato com a norma. É o primeiro nível da certificação, e nele o profissional adquire a compreensão da estruturação da norma, os princípios básicos e os fundamentos.

2. Treinamento ISO/IEC 20000 Partnership

Esse nível da certificação é para quem pretende se tornar um especialista na norma ISO 20000. O profissional com essa certificação poderá trabalhar como consultor ou o como gerente de operação em empresas.

3. Treinamento ISO/IEC 20000 Auditor

No terceiro nível de certificação, o curso conta com abordagens teóricas e incorpora técnicas de auditoria. Esse nível é para o profissional que pretende atuar como um auditor. Essa certificação exige que o candidato tenha as demais certificações.

Esses são os três níveis de certificação, porém vale lembrar que, no geral, o profissional que pretende trabalhar na área de tecnologia não precisa necessariamente obter todas as certificações. Em certos casos apenas o treinamento básico de ISSO 20000 é o suficiente, por isso é importante saber os níveis para escolher o ideal.

Como conseguir a certificação?

Para conseguir a certificação ISO/IEC 20000, inicialmente, a organização deve definir e validar o escopo da sua certificação. Diante disso, é preciso alinhar quais são as diretrizes do setor de TI que serão certificadas no processo de auditoria.

O processo é feito por uma empresa independente. Caberá ao auditor avaliar se o negócio atende a todos os requisitos obrigatórios da norma conforme o escopo da certificação. Uma vez que a empresa consegue a certificação a validade do selo é de 3 anos.

Principais objetivos de implementar a ISO 20000:

  • Qualidade na prestação de serviços;
  • Reconhecimento perante ao mercado;
  • Maior poder de competitividade;
  • Destaque internacional com priorização da qualidade.

Por que aplicar a ISO 20000?

Mesmo que a norma não seja obrigatória, empresas e profissionais de T.I conseguirão destaque para novos clientes que buscam por serviços realmente com qualidades. Investir na norma ISO 20000 auxilia o negócio a ser mais competitivo e a encontrar oportunidades de vendas.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 20000, o Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

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