O que é?

Criada em 2010, a Norma ISO 26000 é uma norma orientadora relacionada a temas de sustentabilidade empresarial. Ela apresenta recomendações sobre procedimentos e padrões dentro dos programas de sustentabilidade das organizações.

É reconhecido que manter práticas sustentáveis dentro da empresa é uma necessidade atualmente, por isso a ISO 26000 vem para embasar e determinar diretrizes para a política de sustentabilidade do negócio.

Vale ressaltar que essa norma auxilia empresas de portes variados, além de localizações e ramos distintos. Isso porque os programas de sustentabilidade são bem-vindos em qualquer negócio.

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

A norma ISO 26000 tem como o foco principal incorporar a responsabilidade social nas boas praticas das atividades, sendo assim a norma não tem restrições podendo ser aplicada em todos os seguimentos em pequenas, medias e grandes empresas.

Quais são os princípios da norma?

Transparência: A empresa precisa ser transparente com a sociedade sobre os impactos que suas ações geram para o meio ambiente.

Accountability: A organização precisa prestar contas aos afetados pelas suas ações. Isso pode englobar o Estado, indivíduos envolvidos ou a sociedade de modo geral.

Ética: Os valores de honestidade, equidade e integridade precisam ser buscados pela organização, agindo sempre com responsabilidade e visando o respeito ao meio ambiente e as pessoas.

Estado de direito: A organização precisa estar ciente e agindo de acordo com as leis, uma vez que nenhuma pessoa ou empresa está acima da legislação vigente.

Normas internacionais de comportamento: É preciso estar alinhado às recomendações internacionais de comportamento, intimamente relacionadas ao princípio de estado de direito.

Direitos humanos: Universais e para todos, os direitos humanos precisam ser respeitados e colocados como prioridade dentro de uma organização.

Respeito pelos interesses das partes interessadas: É possível que não somente os proprietários tenham interesses nas atividades de uma empresa. Outros grupos ou indivíduos podem ter demandas que precisam ser ouvidas.

Principais objetivos de implementar a ISO 26000:

  • Elevar a reputação perante a sociedade, evidenciando sua responsabilidade ambiental;
  • Vantagem competitiva em relação a empresas que não adotam o norma;
  • Maior percepção perante os investidores, acionistas e demais membros diretores da marca;
  • Atração de profissionais mais alinhados com os valores do negócio e mais preparados.

Por que aplicar a ISO 26000?

A Mesmo não sendo obrigatória por parte das organizações a ISO 26000 pode ser um grande diferencial competitivo, é extremamente recomendável que seja adotada pelas organizações. O momento atual exige boas práticas de sustentabilidade e a norma vem a esse encontro, de forma que sua adoção é recomendada para alinhar os programas da empresa a uma boa diretriz sustentável.

A sociedade reconhece as empresas que se colocam como aliadas ao meio ambiente e, em uma escala de tempo maior, todas dependem do equilíbrio ambiental para continuarem existindo. A norma ISO 26000 auxilia as empresas a alcançarem essa expectativa.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 26000, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.