O manejo florestal sustentável é uma das mais alarmantes necessidades atuais. Por isso, a procura por produtos com selos que assegurem que sua produção foi realizada seguindo requisitos que se preocupam com o meio ambiente e com a sociedade vem se tornando cada vez maior. A PEFC é, nesse sentido, uma organização que certifica empresas quanto suas atividades de manejo florestal sustentável.  

O que é PEFC? 

PEFC é uma sigla para Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes, ou, em português, Programa para Reconhecimento da Certificação Florestal. Essa é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atua como uma plataforma para o reconhecimento das certificações nacionais de cadeias de custódia florestais.  

Atualmente, o PEFC é o maior organismo de certificação florestal do mundo. Seu selo garante que os produtos extraídos da floresta são frutos de uma gestão florestal sustentável. Dessa forma, ele diz para os clientes que a extração da matéria-prima seguiu os mais altos modelos éticos, sociais e ecológicos. 

Qual a diferença entre FSC e PEFC? 

Tanto a FSC, quanto a PEFC são organizações mundialmente reconhecidas que visam regulamentar práticas de manejo florestal, de forma que os recursos sejam usados pelas empresas com responsabilidade e sustentabilidade. Como as duas possuem finalidades muito próximas, é comum que haja confusão e desconhecimento sobre as diferenças e as funções de cada uma delas.  

De forma geral, é possível afirmar que o grande objetivo da FSC é garantir que toda a cadeia de produção não cause danos a biodiversidade das florestas; fomente e desenvolva a participação da população local e tenha toda sua intervenção florestal estruturada de modo que o uso dos recursos seja sustentável.  

O PEFC, por sua vez, trabalha para que a produção de produtos de origem florestal atenda padrões éticos, ecológicos e sociais de acordo com determinados critérios de manutenção dos recursos florestais, da saúde das florestas, e de outras condições socioeconômicas. Além disso, a organização faz uso das normas ISO, que garante conformidade com modelos internacionais de gestão florestal sustentável. 

Dessa maneira, as principais diferenças entre a FSC e a PEFC estão na forma como as duas organizações constroem seus padrões, princípios e critérios para determinar a maneira como as empresas devem fazer um manejo florestal sustentável.  

Ferramentas de Gestão e Qualidade

A certificação PEFC  

No Brasil, a certificação de Cadeia de Custódia é realizada a partir das determinações da norma ABNT NBR 17.790 de Manejo Floresta: Cadeia de Custódia. A norma PEFC ST 2002 serviu de base para essa regulamentação e, por isso, são equivalentes entre si.  

Além disso, é a CERFLOR (Sistema Brasileiro de Certificação Florestal) que está no papel de iniciativa brasileira ligada ao PEFC. Dessa maneira, para conseguir a certificação, as organizações devem seguir as diretrizes e as indicações determinadas pela ABNT, de acordo com as normas técnicas exigidas pelo INMETRO.  

A aplicabilidade da certificação serve para empresas ou grupos de produtores que atuam em uma única localidade ou em vários espaços, o que configura uma certificação multisite. Ademais, existe a possibilidade de fazer uma integração entre a PEFC e outros sistemas de padronização, adaptando aos procedimentos da ISO 9001 ou da ISO 14001, por exemplo.  

Como implementar o PEFC? 

A PEFC, como organização, divide seus certificados em três tipos: empresas da cadeia de suprimento, gestão florestal e marcas e varejistas. Nesse sentido, cada certificação possui suas próprias características e sua própria forma de implementação, que são: 

Empresas da cadeia de suprimento  

A certificação da cadeia de suprimento, ou cadeia de custódia, certifica o material florestal usado como matéria-prima, como uma forma de garantia de que eles foram retirados de florestas manejadas de maneira sustentável. Nesse sentido, essa certificação serve também como uma complementação da certificação de gestão florestal sustentável, que serve para assegurar o manejo florestal a partir de requisitos ambientais, sociais e econômicos.  

Dessa forma, os produtos certificados com a cadeia de custódio PEFC são seguramente seguros quando o assunto é fornecimento legal e sustentável. É nessa certificação que a CERFLOR atua no Brasil, com a norma ABNT NBR 17.790 mencionada anteriormente. Ela garante a rastreabilidade da matéria-prima e torna possível o acompanhamento do produto extraído desde a floresta com gestão sustentável até o cliente final.  

Além disso, uma vez certificado pele CERFLOR na cadeia de custódia, as empresas passam a ter o direito de usar a expressão “Certificação CERFLOR” e “Certificado PEFC” em seus documentos. Já para usar o selo PEFC na embalagem dos produtos, a empresa precisará de autorização do INMETRO e deverá seguir as normas do programa de forma integral para o uso de sua marca.  

Como implementar: 

O principal requisito da certificação da cadeia de custódio PEFC é que a empresa tenha desenvolvido e colocado em prática sistemas e procedimentos próprios para contabilizar a compra, o rastreamento, a fabricação, a venda e a manutenção dos registros materiais usados como matéria-prima do produto que será certificado. 

Nesse sentido, é importante que a empresa determine quais projetos ela quer certificação para, então, buscar seu certificado. Dessa forma, o primeiro passo é construir uma equipe responsável pelas tarefas que se relacionam à prática e à manutenção do manejo florestal sustentável. Uma comunicação clara e concisa deve informar consistente o time, que precisam passar pelos treinamentos necessários. 

Se a empresa comprar a matéria-prima de outra organização, é indispensável a formação de um time para verificar se o material que eles adquiriram possui certificação PEFC . Isso porque produzir produtos certificados requer o uso de materiais também certificados.  

Pode ser que nem todos os produtos da empresa passem pela certificação. Se esse for o caso, a organização precisa garantir a separação de produtos certificados dos não certificados. Nesse sentido, esse sistema de separação, que também deve contabilizar o conteúdo dos materiais certificados, precisa ser devidamente documentado para futuramente servir de evidência. 

Ademais, a certificação exige a realização de revisões periódicas do sistema por meio de auditorias internas anuais. Essas, devem ser adicionadas às auditorias externas realizadas por empresas certificadoras ou de consultoria no momento de certificação.  

Gestão florestal  

O selo de gestão florestal é, de certa forma, complementar ao selo de cadeia de custódio. Nesse caso, a certificação serve como uma garantia de que as empresas estão gerindo suas florestas de acordo com os requisitos ambientes sociais e econômicos determinados pela PEFC.  

A implementação desse tipo de gestão é extremamente longa, e o resultado prático da implementação de sistemas e das boas práticas  só são colhidos depois de muito tempo (as vezes depois de décadas). Dessa forma, essa certificação se torna uma forma de “acelerar” esse tempo, dando o reconhecimento de manejo florestal sustentável em um período relativamente curto. 

Nesse sentido, a certificação de manejo florestal se torna, para aquela floresta, uma prova de sustentabilidade. Assim, o mercado (consumidores, outras empresas e até o governo) acabam procurando essa floresta com frequência. Com esse certificado em mãos, os materiais da área certificada poderão ser vendidos para serem usados na produção de produtos sustentáveis. Ademais, o certificado está disponível para florestas de diferentes tamanhos.  

Marcas e varejistas  

As marcas e os varejistas também podem usufruir dos benefícios da certificação PEFC. Nesse caso, a organização trabalha para garantir que essas marcas desempenhem papéis de promoção de sustentabilidade nas florestas por meio do fornecimento sustentável. Portanto, é possível dizer que esse segmento não é um tipo de certificação em si, mas sim uma maneira das marcas e varejistas contribuem com a lógica de manejo florestal sustentável mundial.  

O plano é que essas marcas e varejistas criem demanda por material certificado. Assim, elas incentivam financeiramente e mantém as florestas sustentáveis. Dessa forma, os certificados da PEFC geram benefícios para essas empresas na medida em que destacam suas opções de aquisição sustentável e satisfaz as exigências de um mercado cada vez mais engajado.

Leia também: Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é e como implementar

Como obter o certificado PEFC? 

Para conseguir a certificação a empresa precisa ser vistoriada e avaliada por um instituto de certificação imparcial e devidamente cadastrado para esse fim. As determinações específicas variam de acordo com o certificado desejado. Entretanto, de forma geral, o caminho em busca da certificação é praticamente o mesmo.  

Falando especificamente do certificado de cadeia de custódio, as empresas precisam seguir a norma brasileira equivalente e procurar uma empresa certificadora que faça o acompanhamento das conformidades e as auditorias necessárias para a certificação. Em caso de aprovação, a organização ganha um certificado com validade de 5 anos. 

Já para a certificação de gestão florestal é também é preciso encontrar certificadoras que façam a análise da floresta. Nesse caso, é importante que sejam normas de regulamentação específicas do país, já que as características das florestas mudam significativamente de região para região. 

Objetivos e vantagens do PEFC  

De forma geral, as certificações (mesmo que não obrigatórias) dão as empresas um destaque maior no mercado, especialmente porque indicam a qualidade dos seus processos e produtos. Para os negócios que trabalham com materiais de origem florestal, esse tipo de certificação garante a origem sustentável da matéria-prima. Nesse sentido, as principais vantagens do PEFC são: 

  • Melhoria na imagem da empresa;  
  • Maior valor ao produto;  
  • Diferencial perante a concorrências;  
  • Portas abertas para o mercado internacional.  

Além disso, a PECF é uma organizacional mundial com representantes em diversos países. Nesse sentido, os padrões usados de proteção às florestas e o investimento em meios sustentáveis de explorações são reconhecidos internacionalmente. Dessa forma, é possível assegurar de forma mais assertiva que os recursos naturais não se acabem e possam ser explorados por mais tempo no futuro.  

Para otimizar os processos de implementação da PECF, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.