moO Eco-92 foi uma conferência envolvendo diversos países para discutir sobre a agenda ambiental. Nela, determinaram a necessidade de haver uma maior preocupação sobre o uso racional das florestas, de forma que as próximas gerações também pudessem usufruir da natureza. Dois anos depois, em 1994, nasce a FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) com o objetivo de certificar empresas que cumprem ações de manejo florestal responsável. 

O que é FSC? 

O sistema FSC é uma organização não governamental e sem fundos lucrativos que visa conciliar o manejo florestal responsável com o lucro de empresas, além de se preocupar também com o aspecto social. Para isso, eles criaram uma certificação, atestando que a empresa segue seus princípios e critérios (reconhecidos mundialmente) e, assim, consegue aliar perspectivas ambientes, econômicas e sociais. 

O certificado FSC é respeitado em todo o mundo, e a organização está presente em mais de 75 países de todo o continente. Além de servir como um guia para empresas que tiram sua matéria-prima da floresta e desejam executar suas atividades de forma sustentável, é uma forma de alertar o consumidor sobre suas escolhas de compra – muitos optam por empresas que tenham o selo FSC, essa informação geralmente vai na embalagem do produto. 

É comum a confusão entre o selo FSC e o PEFC, uma vez que ambos tratam de questões ambientais. Ambas são certificações para empresas que tratam de manejo florestal, entretanto, cada uma possui suas próprias normas, princípios e critérios de avaliação. Resumindo: são organizações diferentes, que têm fins parecidos.

Leia mais: PEFC 

Quais empresas podem ter o selo FSC?

O termo “manejo florestal” pode restringir o imaginário de quem lê para o uso de madeira. Isso é parcialmente verdade, os produtos usados e gerados podem ser madeireiros ou não. O requisito para empresas terem o selo FSC é estarem ligadas a operações de manejo florestal ou à fabricação de produtos florestais, e elas podem ser grandes, pequenas, públicas, privadas… 

Algumas empresas possuem apenas um produto envolvido com manejo florestal, e elas também podem ter algum tipo de selo FSC específico a esses produtos, e não à organização como um todo.

Seguindo nesse raciocínio, existem seis tipos de certificação que uma empresa pode seguir de acordo com a atividade que ela exerce: 

  • Manejo florestal;
  • Cadeia de custódia;
  • Madeira controlada;
  • Serviços Ecossistêmicos;
  • Projetos;
  • Pequenos Produtores e Comunitários.

Por fim, dentro das certificações, há produtos específicos que seguem as normas da FSC, que podem receber selos específicos. Eles geralmente possuem em suas composições algum material FSC, que é o material reciclado ou controlado pela organização. 

  • Selo FSC 100%: Toda a madeira ou fibra do produto é oriunda de florestas monitoradas pela FSC. 
  • Selo FSC Reciclado: Produtos feitos majoritariamente por materiais reciclados. 
  • Selo FSC Misto: Demonstra que o produto possui uma porcentagem de materiais vindos de florestas monitoradas pela FSC e a outra porcentagem de materiais reciclados ou controlados pela FSC. 
  • Selo FSC de Produto: Determinados tipos de produtos que atendem aos princípios e critérios da FSC específicos a eles.
  • Selo FSC 100% Comunitário: Produtos completamente oriundos de comunidades locais e florestais certificadas pela FSC.

Por que obter o selo FSC? 

Em primeiro lugar, o Sistema FSC de certificação ajuda as empresas a serem mais responsáveis com o meio ambiente. Assim, os empreendimentos certificados estarão contribuindo para o uso mais sustentável dos recursos naturais, preservação da capacidade de regeneração das florestas naturais, conservação dos recursos hídricos e dos habitats de vida silvestre.

Além disso, as certificações Forest Stewardship Council também apoiam a estabilidade econômica das comunidades tradicionais e os direitos dos trabalhadores e das comunidades indígenas.

Em contrapartida, por estar preocupada com os temas socioambientais, as empresas que possuem essa certificação aumentam sua credibilidade no mercado, agrega valor aos seus produtos e serviços, reduz os desperdícios de materiais e consegue acessar novos mercados.

A Docnix sabe da importância da gestão ambiental que diminui riscos à saúde, segurança e natureza. Por isso, montamos um módulo específico em nossa plataforma de controle ambiente. Clique aqui e conheça o nosso Módulo Ambiental.

Vantagens de obter o selo FSC 

  • Facilitar e propagar o manejo sustentável das florestas de acordo com os padrões internacionais;
  • Apoiar o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal;
  • Incentivar a responsabilidade socioambiental com o manejo florestal;
  • Evitar desperdícios de matéria-prima de origem florestal;
  • Aumentar a acessibilidade ao mercado nacional e internacional;
  • Reconhecimento no mercado; 
  • Conservação do meio ambiente. 

Curso ISO 9001

Como conseguir certificação FSC? 

Empresas que desejam obter certificação FSC precisam procurar uma certificadora autorizada pela organização. O próprio site da FSC oferece uma lista de certificadoras, clique aqui para acessar.

Feito o contato com a certificadora, o processo para alcançar a certificação é realizado em 5 fases: contato inicial, avaliação prévia, certificação ou avaliação inicial, monitoramento anual e recertificação. 

A fase de contato inicial trata bem do princípio mesmo da certificação. Aqui, a certificadora fará um orçamento a partir dos dados que a empresa forneceu durante a conversa. Além disso, farão uma análise inicial da situação do negócio que busca a certificação. 

Com o contrato assinado, as empresas vão para o próximo passo, que é a avaliação prévia. Esse é um momento de preparação, em que a certificadora monta um sistema de gestão apropriado para manejo florestal, e logo começa a colocá-lo em prática. 

Chega, então, o momento de certificação, também chamado de avaliação inicial. Nessa fase a certificadora fará uma auditoria na empresa para garantir que o sistema de gestão está sendo seguido conforme os princípios e critérios estabelecidos pela FSC. 

Se tudo estiver nos conformes, a empresa é certificada. É feito, anualmente, uma auditoria na fase de monitoramento anual para atestar que a empresa segue dentro dos princípios e critérios da FSC. O certificado tem validade de 5 anos e pode ser renovado após o vencimento na fase de recertificação

Cada empresa, projeto ou produto obtém um tipo de certificação diferente de acordo com suas especificidades. As certificações podem ser de: 

Manejo Florestal 

A certificação de manejo florestal é a mais conhecida de todas, concedida às empresas que manejam as florestas de forma responsável. Além das empresas, áreas de manejos também podem ter certificado. 

No caso das áreas de manejo, produtos florestais oriundos desses espaços recebem um selo FSC. De maneira geral, os produtos podem ser de madeira ou resultado da sociobiodiversidade (como óleos, por exemplo). 

Cadeia de Custódia 

Essa certificação monitora toda a cadeia produtiva da empresa: desde a produção de matéria-prima florestal até quando o produto final chega nas mãos do consumidor. 

Geralmente produtos que têm o selo FSC na embalagem possuem esse tipo de certificação. Nesse caso, o manejo florestal não é o único critério avaliado, é preciso ter certeza de ações sustentáveis durante toda a cadeia produtiva. 

Madeira Controlada 

Podemos entender a certificação de madeira controlada como um requisito prévio para a certificação de manejo florestal. Não aceitam madeira ilegal, com violação dos direitos humanos, sem valores de conservação, de florestas convertidas em plantações e de florestas com árvores geneticamente modificadas. Além disso, a certificação de madeira controlada resulta em material FSC, com selo 100% ou misto. 

Serviços Ecossistêmicos 

A certificação de serviços ecossistêmicos serve como um completo para a de manejo florestal, dando incentivos para empresas que trabalham visando conservação e restauração dos serviços que as florestas fornecem. 

Essa certificação ajuda as empresas a ter maior acesso a investimentos e subsídios, aumentando a viabilidade financeira desses negócios. Nesse sentido, para alcançar o certificado, as organizações devem garantir que as florestas “exploradas” ainda tenham itens básicos, como água potável, produtividade do solo e fixação de carbono. 

Projetos 

A FSC pensou a certificação de projetos para a construção civil. Nesse caso, os projetos certificados usam madeira monitorada ou oriundas de manejos florestais que a FSC acompanha. 

Os projetos certificados podem ser de diferentes tamanhos, assim como de diferentes tipos. É possível, por exemplo, certificar um projeto de casa, mas também um projeto de barco de madeira. 

Pequenos Produtores e Comunitários

Também existe a certificação própria para produtores e comunitários. Ela costuma ser feita em grupo e seguir critérios estabelecidos por um padrão nacional chamado SLIMF, sigla para Floresta de Pequena Escala ou de Manejo de Baixa Intensidade. 

Leia mais: Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é e como implementar 

Critérios e Princípios do selo FSC 

Os critérios e princípios são levados em consideração sempre que a FSC determina as normas de manejo florestal que direcionam as empresas para certificação. Nesse sentido, existe uma série de critérios que avaliam se um princípio está ou não sendo atendido pela empresa que busca o certificado. 

Nesse sentido, a aplicação de sentidos e critérios tendem a buscar uma união entre o lucro dos negócios e a sustentabilidade, de modo que ambos trabalhem juntos, sem que um sobressaia ao outro. 

Vale lembrar que o FSC é uma organização de trabalho mundial, e os mesmos critérios e princípios que usam no Brasil, são aplicados em todo o mundo. Para isso, há uma lista geral, mais genérica, sendo possível fazer adaptações para diferentes florestas, sejam elas tropicais, temperadas, naturais, ou plantadas. 

São 10 princípios: 

  • Cumprimento das Leis
  • Direitos dos Trabalhadores e Condições de Trabalho
  • Direitos dos Povos Indígenas
  • Relações com a Comunidade
  • Benefícios da Floresta
  • Valores e Impactos Ambientais
  • Planejamento do Manejo
  • Monitoramento e Avaliação
  • Altos Valores de Conservação
  • Implementação das Atividades de Manejo

Podemos, assim, concluir que empresas que buscam certificação FSC estão comprometidas com um manejo florestal sustentável e com a responsabilidade social, sem deixar a questão econômica de lado. Isso por meio de uma organização com princípios e critérios reconhecidos em todo o mundo. 

Para otimizar os processos de implementação da FSC, o Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.