
anvisa | indústria alimentícia | indústria farmacêutica | Melhoria Contínua | Riscos, GRC, ESG | Sistemas de Gestão e Normas | tecnologia
Algumas normas e certificações que você precisa conhecer

A FSC Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que foi criada no início da década de 90 para ajudar no manejo florestal responsável no mundo inteiro.
A sede do FSC se encontra na Alemanha, na cidade de Bonn, e também possui sedes espalhadas pelo mundo em mais de 70 países.
O FSC foi criado exclusivamente para conseguir atender às preocupações das pessoas em relação ao nível de desmatamento global. Ele debate valores sobre como a exploração ambiental pode ser feita de uma forma adequada, sendo benéfica social e economicamente.
conheça mais em nosso blogA sede brasileira do FSC se encontra no estado de São Paulo, e foi formalizada pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal em 2001.
Dentro país, o FSC tem a missão de vistoriar o manejo das florestas, facilitando o seu uso de forma consciente, dentro do que diz os Princípios e Critérios que juntam os benefícios sociais, viabilidade econômica e a proteção ecológica.
Dentro do Brasil, as decisões tomadas pelo FSC seguem a mesma diretriz internacional e são votadas pelos membros das câmaras econômicas, ambientais e sociais, em assembleias anuais, ou em reuniões de instâncias diretivas, onde o FSC elege seus representantes para um mandato de três anos.
O FSC trabalha sendo uma certificação ambiental. Nesse tipo de preservação, esse sistema de proteção ambiental deve garantir que a madeira retirada para fazer um determinado produto seja parte de um processo onde ela é retirada de uma forma ecologicamente correta. Ou seja, as empresas cumprem leis vigentes que garante a preservação daquela área de onde a madeira está sendo retirada.
Esta certificação pode garantir também ao consumidor a escolha de um produto diferenciado, que possui um atestado de origem, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Todas as empresas que seguem o protocolo da Certificação Ambiental devem obedecer a um padrão de qualidade e ficar sujeitas a verificação e aprovação, por meio dos processos de auditoria feito pelas certificadoras.
A certificação do FSC no Brasil, principalmente para as indústrias de papel, que são uma das grandes responsáveis pela exploração de madeira, permite com que ela se estabeleça e cresça mais no mercado, com a possibilidade de oferecer novos produtos e dar um passo para a modernidade.
Mantendo sua permanência no mercado, ela ajuda a produzir novos empregos e viabiliza cada vez mais investimentos. Além de tudo isso, essa certificação ajuda na imagem dos empresários dos setores industriais que exploram o meio ambiente. Ela identifica aqueles que operam conforme as normas e aqueles que trabalham na ilegalidade, causando prejuízo a natureza e às pessoas.
Utilizando esse sistema de certificação, o SFC ajuda na proteção da natureza através da sua exploração de forma consciente, fazendo com que empresas sejam mais responsáveis, atraindo dessa forma mais consumidores e agregando valor aos negócios.