O que é?
O sistema FSC (Forest Stewardship Council) é uma certificação que garante o bom manejo dos produtos florestais madeireiros e não madeireiros.
Por meio de seu sistema de certificação, a FSC reconhece as empresas que têm processos de produção responsável de produtos florestais. Assim, tanto os consumidores, como as empresas podem tomar boas decisões a favor do meio ambiente, das pessoas e dos negócios.
Qual tipo de empresa pode obter a certificação?
Qualquer empresa que esteja ligada a operações de manejo florestal ou à fabricação de produtos florestais, seja ela grande ou pequena, pública ou privada, pode ser certificada pelo sistema FSC, desde que cumpra os seus critérios e princípios.
Atualmente, existem três tipos de certificação que uma empresa pode obter de acordo com a atividade que ela exerce. São elas:
1. Manejo florestal: certifica as empresas que manuseiam a floresta natural ou plantada de forma responsável. Esse selo é caracterizado pelo tipo de produto, como madeireiro ou não madeireiro.
2. Cadeia de custódia: garante o rastreio dos produtos florestais desde a produção da matéria-prima florestal até o consumidor final. Essa certificação pode ser obtida por empresas que processam matéria-prima de florestas certificadas, como gráficas e serrarias, por exemplo.
3. Madeira controlada: prova se os produtos florestais vêm de florestas certificadas ou não. O seu objetivo é que as empresas certificadas evitem usar produtos não aceitos pelo sistema FSC.
Como conseguir a certificação?
O Forest Stewardship Council é uma organização independente e sem fins lucrativos. Por isso, suas certificações não são obrigatórias. Mas, as empresas que desejam ter o selo FSC podem solicitar uma avaliação em uma certificadora especializada e habilitada.
Para o empreendimento ser certificado, ele precisará passar por um processo de avaliação para comprovar o cumprimento dos princípios e critérios econômicos, sociais e ambientais do FSC.
Basicamente, o processo de certificação envolve 4 etapas:
1. Avaliação geral
2. Adequação as normas
3. Certificação do FSC
4. Monitoramento anual
Principais objetivos de implementar o Sistema FSC:
Facilitar e propagar o manejo sustentável das florestas de acordo com os padrões internacionais;
Apoiar o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal;
Incentivar a responsabilidade socioambiental com o manejo florestal;
Evitar desperdícios de matéria-prima de origem florestal;
Aumentar a acessibilidade ao mercado nacional e internacional.
Por que aplicar o Sistema FSC?
Em primeiro lugar, o Sistema FSC de certificação ajuda as empresas a serem mais responsáveis com o meio ambiente. Assim, os empreendimentos certificados estarão contribuindo para o uso mais sustentável dos recursos naturais, preservação da capacidade de regeneração das florestas naturais, conservação dos recursos hídricos e dos habitats de vida silvestre.
Além disso, as certificações Forest Stewardship Council também apoiam a estabilidade econômica das comunidades tradicionais e os direitos dos trabalhadores e das comunidades indígenas.
Em contrapartida, por estar preocupada com os temas socioambientais, as empresas que possuem essa certificação aumentam sua credibilidade no mercado, agrega valor aos seus produtos e serviços, reduz os desperdícios de materiais e consegue acessar novos mercados.