Conheça a ONA, organização que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil através da acreditação

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) foi criada em 1999 com a finalidade de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Trata-se de uma série de normas e procedimentos do Ministério da Saúde juntamente com organizações do setor para o recebimento de certificações em serviços de saúde.

No Brasil, a mais importante acreditação existente é exatamente a proveniente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que entre 1999 e 2013 acreditou mais de 950 instituições, que se lançaram à frente da concorrência de posse do selo de qualidade mais relevante do setor de saúde nacional.

O processo de acreditação não é obrigatório, mas envolve uma série de mudanças prévias nos procedimentos internos da instituição. Há data de expiração, e a duração depende do selo, podendo ser de dois ou três anos. Após esse período, será exigida uma nova homologação.

O certificado foi criado unicamente para garantir a qualidade dos serviços de saúde para melhorar o atendimento prestado. Os serviços podem ser classificados em três níveis de qualidade. O nível 1 é denominado Acreditado, ou seja, elas oferecem os requisitos legais e técnicos mínimos considerados pela ONA, essenciais para a existência do negócio (como padronização de processos, identificação de riscos, plano de objetivos e metas definidas).

O segundo nível é o Acreditado Pleno, e quem o possui já é capaz de apresentar ferramentas de controle dos processos, e oferece melhor gerenciamento dos resultados e de um programa de educação e melhoria continuadas. O terceiro e último nível chama-se Acreditado com Excelência, e encaixa-se nele empresas que oferecem serviço completo de qualidade, capazes de gerenciar bem o desempenho de toda a instituição, auxiliadas por cronogramas para análise crítica dos processos e suas melhorias.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

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Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

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