Cuidar, de forma excepcional, de seus pacientes, deve ser uma das metas inegociáveis de uma instituição de saúde. Para isso, essas organizações podem procurar padrões de acreditação que irão garantir qualidade e segurança em seus serviços de saúde, como a JCI. Assim, será possível alinhar procedimentos e entregar serviços cada vez melhores, melhorando a credibilidade da empresa e encantando dos clientes.
O que é JCI?
JCI é uma sigla para Joint Commission International, uma organização independente e sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde a nível global. A JCI é uma extensão da The Joint Commission, uma organização americana de acreditação de serviços de saúde com mais de 60 anos de história. A grande diferença entre as duas é que a JCI atua internacionalmente.
Nesse sentido, o grande objetivo da JCI é avaliar os procedimentos de instituições de saúde de todo mundo. Se os processos estiverem em conformidade com seus padrões rigorosos de qualidade e segurança, a JCI irá acreditar essas organizações. Dessa forma, ao passar por este processo de certificação, as organizações demonstram atender a altos padrões, se comprometendo em fornecer cuidados de saúde seguros e de alta qualidade.
A acreditação da JCI é reconhecida internacionalmente, pois a instituição é considerada uma marca de excelência em cuidados de saúde em todo o mundo. Assim, ao obter a acreditação, as instituições de saúde aumentam a confiança de seus pacientes e stakeholders, atraem novos clientes e melhoram sua reputação perante o mercado.
Os padrões da JCI abrangem várias áreas, como segurança do paciente, governança organizacional, gestão de medicamentos e dispositivos médicos, prevenção e controle de infecções, treinamento e competência do pessoal, entre outros aspectos essenciais para garantir a qualidade dos serviços de saúde. Esses padrões são revisados periodicamente para se manterem atualizados e alinhados com as melhores práticas globais.
Qual tipo de empresa pode obter a certificação JCI?
Criada em 1999, a certificação ou acreditação da JCI foi construída principalmente para organizações de saúde, como hospitais, clínicas, centro médicos, instituições ambulatoriais e outras organizações que ofereçam serviços de saúde direitos aos pacientes (como o home care, por exemplo).
Dessa forma, todas as empresas do setor de saúde que desejam demonstrar seu compromisso com a qualidade e segurança de seus cuidados de saúde costumam buscar por acreditações da JCI. A certificação torna-se especialmente relevante para organizações que desejam estar inteirados de padrões internacionais. Assim, elas atraem mais clientes, aprimorando sua reputação e adquirindo credibilidade no mercado de saúde global.
É importante notar que a certificação da JCI é voluntária e não é obrigatória para todas as empresas de saúde. No entanto, aquelas que buscam o mais alto nível de reconhecimento na qualidade de seus serviços de saúde muitas vezes optam por buscar essa acreditação para demonstrar seu compromisso com a excelência no atendimento ao paciente.
Como obter acreditação JCI?
A representante da JCI no Brasil é o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Assim, as instituições de saúde que desejam obter a acreditação devem entrar em contato com a CBA por e-mail ou telefone para iniciar seu processo de acreditação.
As organizações que desejam se certificar com a JCI passam por um rigoroso processo de avaliação que verifica se elas atendem aos padrões estabelecidos pela JCI em várias áreas, como segurança do paciente, gestão de medicamentos, prevenção de infecções, governança organizacional, treinamento do pessoal e muito mais. Dessa forma, algumas instituições podem demorar cerca de dois anos para conseguir deixar todos os seus procedimentos em conformidade com os padrões exigidos.
Um hospital que deseja obter a acreditação da JCI deve instituir e multiplicar o programa de qualidade e segurança do paciente; acompanhar periodicamente o cumprimento dos padrões com apresentação dos resultados em reuniões de liderança e auditorias internas. Ele também deve promover campanhas de marketing e comunicação interna para disseminação e engajamento dos colaboradores ao projeto de acreditação.
Processo de acreditação JCI
O processo de acreditação na JCI é um procedimento detalhado e rigoroso, projetado para avaliar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde fornecidos por uma instituição de saúde. Aqui estão os passos principais envolvidos no processo de acreditação da JCI:
- Inscrição: a instituição de saúde interessada em obter a acreditação da JCI inicia o processo entrando em contato com a CBA para fechar negócio;
- Avaliação dos procedimentos: a CBA irá fazer uma avaliação nos procedimentos da empresa para identificar possíveis áreas de melhoria;
- Auditoria: uma equipe de avaliadores conduzirá uma inspeção no local. Os auditores revisam e avaliam os aspectos da operação da instituição para verificar se ela cumpre os padrões estabelecidos pela JCI;
- Relatório de avaliação: após a visita, a equipe da JCI prepara um relatório detalhado que destaca os pontos fortes e as áreas que precisam ser aprimoradas para cumprir os padrões da JCI;
- Plano de ação e melhoria: com base no relatório de avaliação, a instituição desenvolve um plano de ação para abordar as áreas que precisam ser melhoradas. Esse plano deve demonstrar como a instituição corrigirá as deficiências identificadas;
- Reavaliação: após a implementação das melhorias, a JCI realiza uma reavaliação para verificar se as questões levantadas foram corrigidas adequadamente. Além de avaliar se a instituição agora está em conformidade com os padrões da JCI;
- Acreditação: se a instituição atender a todos os requisitos e padrões estabelecidos pela JCI, ela recebe a acreditação, que é válida por um determinado período (geralmente três anos). Durante esse período, a instituição é incentivada a manter o foco na melhoria contínua para manter o alto nível de qualidade e segurança dos cuidados de saúde.
Quais são os requisitos da JCI?
Segundo o site da JCI, o Brasil atualmente possui mais de 70 instituições de saúde acreditadas. As acreditações se dividem em: acreditação empresarial, centro médico acadêmico, cuidado ambulatório, home care, hospital, laboratório, cuidado a longo prazo, transporte médico e centro de atenção primária.
Nesse sentido, cada uma das acreditações e das certificações possuem seus próprios critérios, que atendem aos contextos específicos das instituições e dos serviços. Entretanto, como todos lidam diretamente com pacientes, é interessante discorrer sobre os requisitos da JCI para a segurança do paciente. São eles:
- acesso ao cuidado;
- continuidade do cuidado;
- cuidado centrado no paciente;
- educação dos familiares e pacientes;
- avaliação de pacientes;
- gerenciamento e uso de medicamentos;
- cuidados do paciente;
- anestesias e cuidados cirúrgicos;
- direitos dos pacientes e familiares.
- melhoria da segurança e qualidade para o paciente;
- controle e prevenção de infecções;
- liderança, direção e governo;
- qualificação e educação dos profissionais;
- gerenciamento das instalações e segurança;
- gerenciamento da informação e comunicação;
- educação e qualificação dos profissionais.
Dessa forma, é possível notar que a segurança do paciente não depende apenas dos cuidados com ele, mas também da comunicação sobre os procedimentos específicos para todos os colaboradores, o treinamento da equipe e até das instruções para familiares e para o próprio paciente.
Além disso, o manual discorre sobre 6 metas indispensáveis para a segurança do paciente: identificação correta dos pacientes, melhorias na eficácia da comunicação, melhoria na segurança de medicamentos de alta vigência, garantia da segurança em cirurgias, redução do risco de infecções associadas a cuidados de saúde e redução do risco de danos aos pacientes resultantes de queda.
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Diferenças entre a JCI e a ONA
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a JCI (Joint Commission International) são duas grandes e importantes instituições de acreditação de saúde, mas há algumas diferenças importantes entre elas:
A ONA é uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil e tem como objetivo melhorar a qualidade da assistência à saúde através da acreditação de organizações de saúde, incluindo hospitais, clínicas e outras instituições. Assim, ela utiliza padrões nacionais e internacionais de acreditação para avaliar a qualidade da assistência à saúde.
Já a JCI é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos. Ela fornece acreditação a hospitais e outras instituições de saúde em todo o mundo. Nesse sentido JCI se concentra em ajudar as organizações a alcançarem e manter altos padrões de qualidade e segurança. Isso ocorre através da aplicação de padrões rigorosos de acreditação.
Em resumo, a ONA é uma organização de acreditação de saúde nacional, enquanto a JCI é uma organização de acreditação de saúde internacional. Ambas as instituições têm como objetivo ajudar as organizações a melhorarem a qualidade da assistência à saúde. Entretanto, a JCI tem uma abrangência global e aplica padrões de acreditação mais rigorosos.
Objetivos e vantagens da acreditação da JCI
Os principais objetivos da acreditação da JCI são:
- garantir a qualidade ao acesso e continuidade ao cuidado,
- segurança e direitos dos pacientes e familiares;
- reputação e imagem conceituada perante o seu mercado;
- gerenciamento e uso de medicamentos;
- implantação de boas práticas em seus processos.
Dessa forma, conseguir a acreditação é promover segurança e qualidade nos cuidados, com reconhecimento na comunidade internacional por meio de oportunidades de formação, publicações, consulta e serviços de avaliação. A instituição acreditada pela JCI se destaca pelo foco na segurança do paciente e maior aceitação por parte dos médicos. Assim, sua principal vantagem é melhorar a qualidade da saúde na comunidade internacional, dando uma acreditação mundial aos serviços de instituições de saúde.