Copyright 2016 Grupo NGXit
Serviços de infraestrutura de TI

Voltar

Conheça as Normas, Metodologias e Certificações Atendidas pelo Docnix

Para ter maior competitividade no mercado, uma empresa deve buscar a normalização, independente do porte e segmento do negócio. O cumprimento das normas traz segurança para a rotina interna, estabelece condições pra competição no mercado, facilita a implementação de novas tecnologias, estimula a inovação, entre outros benefícios.

 

A normalização é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que melhor atendam às expectativas dos destinatários, internos ou externos.

 

Ao se falar que tal companhia se adequou às normas, significa dizer que ela objetiva falar a linguagem internacional, conectando-se mais facilmente com os padrões globais de qualidade

 

Ao alcançarem as exigências das normas, as empresas aprimoram a produção, fazendo com que cada etapa do processo seja mais eficaz, e o resultado final, mais confiável.

O DOCNIX ATENDE DIVERSAS NORMAS, CERTIFICAÇÕES, METODOLOGIAS E REGULAMENTAÇÕES DO MERCADO

ISO IEC 17025

Competência de laboratórios de ensaio e de calibração é abordada pela ISO IEC 17025

Norma técnica que possibilita que os laboratórios produzam resultados altamente confiáveis e, dessa forma, demonstrem que são tecnicamente competentes. A norma é fruto de trabalho conjunto da Internacional Organization for Standardization (ISO) e da International Electrotechnical Commission (IEC), sob a gestão do Comitê ISO de Avaliação de Conformidade (ISO/CASCO).

Em seu escopo, a ISO/IEC 17025 especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente dos laboratórios. É aplicável a todas as organizações que realizam atividades de laboratório, independentemente do número de funcionários. Ela segue padrão internacional para comprovação de que um laboratório executa suas atividades com precisão, para garantir que o resultado final das análises seja de qualidade.

A norma tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios, pois contem requisitos que lhes permitem demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos. Informa ainda que os laboratórios que estejam em conformidade com este documento também operarão, de modo geral, de acordo com os princípios da ISO 9001.

Para receber a acreditação pelo INMETRO segundo a norma, o laboratório passa por várias auditorias. Técnicos especializados visitam a instituição para atestar, por meio da verificação de documentos e vistorias, se o laboratório está apto a realizar testes e ensaios com exatidão. Vários procedimentos rígidos devem ser seguidos pela empresa, o que demanda investimento. Por exemplo, os custos para calibração exata de um equipamento podem exceder o próprio valor da peça.

É destacada também a necessidade de o laboratório planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades, já que essa atitude estabelece uma base para aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos. O laboratório é responsável por decidir quais riscos e oportunidades necessitam ser abordados. Os critérios da norma guiam o acompanhamento dos serviços oferecidos e determinam a capacidade de medição do laboratório.

VEJA ABAIXO OS MÓDULOS QUE MELHOR TRABALHAM COM AS NORMAS DA ANVISA

 

ASSISTA NOSSO VÍDEO E CONHEÇA MAIS SOBRE O DOCNIX

Ajudamos Centenas de Empresas
a Chegar ao Sucesso

+120

CLIENTES

+20

ANOS NO MERCADO

+10

MÓDULOS INTEGRADOS

+20

NORMAS ATENDIDAS

CONHEÇA NOSSO SOFTWARE

 

Descubra como o Docnix pode
potencializar sua Gestão da Qualidade

Solicite uma demonstração Solicite uma demonstração