RDC 17 e as boas práticas de fabricação de medicamentos garantem qualificação dos processos


A fabricação de medicamentos e produtos para a saúde é submetida a uma série de processos rigorosos, passando por boas práticas de fabricação, controle e analises na busca pela qualidade, além do atendimento às necessidades especificas de cada item.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº17 de 2010, é uma delas, e dispõe das boas práticas na fabricação de medicamentos, a fim de estabelecer os requisitos mínimos que devem ser cumpridos para que todos possam seguir os direcionamentos. Há especificações, por exemplo, de dados para a condução de uma qualificação e validação dos processos envolvidos com o produto, como a qualificação de ambientes e equipamentos.

A qualificação dos ambientes onde o produto será armazenado, seja a matéria prima ou o produto acabado, é essencial para a manutenção da qualidade. Cada sistema deve atuar conforme as especificações e funções a que se propõe. Deve haver conhecimento dos pontos críticos para que sejam analisados e até mesmo isolados, quando necessário.

A qualificação é dividida em três etapas e deve ser documentada durante o processo, sendo elas a Qualificação de Instalação, Qualificação de Operação e Qualificação de Desempenho.

O transporte, etapa não menos importante, também deve ser incluído no plano mestre de qualificação. É de suma importância que a qualidade dos medicamentos e produtos para a saúde seja preservada além de sua fabricação. Garantir sua eficácia é sim uma questão de saúde pública e os profissionais devem se compromissar para manutenção das características dos produtos sempre em conformidade com suas especificações.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!