
anvisa | indústria alimentícia | indústria farmacêutica | Melhoria Contínua | Riscos, GRC, ESG | Sistemas de Gestão e Normas | tecnologia
Algumas normas e certificações que você precisa conhecer

A parte 11 do título 21 do Code of Federal Regulations (CFR), foi definida pela FDA (Food and Drug Administration), com o intuito de prover os requisitos de segurança para registros e assinaturas eletrônicas.
conheça mais em nosso blogA norma em questão foi originalmente desenvolvida para a indústria alimentícia e farmacêutica norte-americana. Apesar disto, espalhou-se no setor de TI. Tais dados são fundamentais para o setor, pois este demanda um controle rigoroso de qualidade dos produtos, da fabricação ao transporte e armazenamento dos medicamentos.
Para estar alinhado às diretrizes da FDA 21 CFR Part 11, a empresa deve cumprir determinados requisitos que deverão ser seguidos de forma adequada No Brasil, o atendimento à norma, por meio do uso de equipamentos de medição de excelência, as empresas elaboram uma documentação e seguem um roteiro de validação de sistemas eletrônicos que verificam a adesão ao regulamento da FDA.
Descuidos nas tarefas relacionadas à segurança de dados resultam em multas e sanções legais. Situações que desgastam a imagem da empresa e podem acabar prejudicando a sua prosperidade de forma permanente. Aplicar a norma em questão é uma salvaguarda para garantir qualidade e segurança.
Afinal, com o (FDA) Food and Drug Administration 21 PART 11 buscamos a inviolabilidade dos registros eletrônicos. Já as assinaturas oferecem confiabilidade porque, dentre outras coisas, são criptografadas. No mais, os parâmetros da norma facilitam as ações de recuperação e rastreamento de dados.