
Gestão de Registros da Qualidade: O que devo saber?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) foi criada em 1999 com a finalidade de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Trata-se de uma série de normas e procedimentos do Ministério da Saúde juntamente com organizações do setor para o recebimento de certificações em serviços de saúde.
No Brasil, a mais importante acreditação existente é exatamente a proveniente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que entre 1999 e 2013 acreditou mais de 950 instituições, que se lançaram à frente da concorrência de posse do selo de qualidade mais relevante do setor de saúde nacional.
conheça mais em nosso blog
A ONA é aplicada em organizações prestadoras de serviços de saúde (OPSS) públicas e privadas, como laboratórios, hospitais, hemoterapia, ambulatórios, por exemplo.
O processo de acreditação não é obrigatório, mas envolve uma série de mudanças prévias nos procedimentos internos da instituição. Mas por ser o maior órgão de acreditação do país, as empresas que conquistam o selo de qualidade, estão um passo à frente da concorrência.
Mesmo que a ONA seja processo de acreditação, o objetivo principal na norma não é avaliar, mas sim gerar aprendizados. Empresas que aderem ao processo de acreditação da ONA, estão com o foco em entrar num programa educacional continuado e revisitado periodicamente para estabelecer e incorporar a melhoria contínua na cultura da sua organização.