A preocupação com a responsabilidade social é uma forma das empresas mostrarem que se importam com a sociedade, com o meio ambiente e com os impactos de suas ações. A ABNT NBR16001 é uma norma para organizações que determinam estruturar e colocar em prática um sistema de gestão de responsabilidade social em seus processos. 

O que é NBR 16001? 

A NBR 16001 é uma norma que determina requisitos para a construção de um sistema de gestão de responsabilidade social. A norma foi contextualizada para o Brasil pela ABNT, se chamando ABNT NBR 16001 – Responsabilidade Social. Sua primeira versão foi publicada em novembro de 2004, e atualizada em julho de 2012. A renovação da norma foi baseada na diretriz internacional NBR 26001. 

Nesse sentido, a ABNT NBR 16001 estabelece um caminho para a criação de um sistema de gestão baseado em responsabilidade social. Essa é uma norma auditável, ou seja, é possível a realização de auditorias com base em uma série de requisitos verificáveis. Dessa forma, as empresas podem buscar uma certificação que garanta sua conformidade com as exigências da norma.  

Responsabilidade Social  

Segundo os termos da certificação NBR 16001, a responsabilidade de uma empresa diz respeito aos impactos para a sociedade e para o meio ambiente causados por suas atividades e decisões. Nesse sentido, organizações que se preocupam com responsabilidade social devem adotar uma série de atitudes éticas e transparentes que, sobretudo, contribua positivamente para o desenvolvimento sustentável do bem-estar da sociedade como um todo.  

Essa contribuição positiva também inclui aspectos relacionados à saúde e ao lazer da sociedade. Além disso, a responsabilidade social se baseia no respeito às expectativas de todas as partes interessadas (stakeholders), na conformidade com a legislação vigente e com as regras e normas de comportamento internacionais e faça parte da política e da cultura organizacional.  

Para isso, é interessante conhecer os princípios e os pilares da responsabilidade social, que são definidos pela ISO 26000 – norma que serviu como base para a elaboração da NBR 16001.  

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Os princípios da responsabilidade social  

A construção de um sistema de gestão de responsabilidade social deve se pautar em 7 princípios da responsabilidade social. Dessa forma, é importante que esses princípios sejam consagrados pelo estabelecimento de uma política de responsabilidade social, que deve manter documentação registrada e ser comunicada para todos os envolvidos.  

Os 7 princípios da responsabilidade social são: 

1 – Responsabilidade 

As empresas devem se preocupar com a responsabilidade com o meio ambiente, com a economia, com o desenvolvimento e com o apoio social que, juntas, forma a responsabilidade social. Nesse sentido, ações pensando em sustentabilidade ambiental, no desenvolvimento da comunidade local e de sua economia e a elaborações de projetos sociais são bastante valorizadas na NBR16001. 

2 – Transparência  

É importância que as organizações sejam transparentes quanto a suas ações. Impactos negativos acontecem, principalmente em empresas que usam matérias-primas naturais ou emitem carbono para a atmosfera. Entretanto, é preciso que elas assumam essas consequências e se comprometam em melhorá-las. Dessa forma, é valorizado que as empresas construam canais de comunicação com informações claras, precisas e verdadeiras. 

3 – Ética  

A ética se baseia em três principais valores: honestidade, equidade e integrada. Assim, a organização deve pautar suas ações para responsabilidade social pensando nesses três pontos. Nesse caso também prevalece a máxima de que a organização deve agir visando o respeito ao meio ambiente e o melhor para os stakeholders e a sociedade.  

4 – Respeito pelos Stakeholders  

Stakeholders são todos aqueles que interajam com a empresa de alguma forma. Assim, podem estar entre eles clientes, investidores, colaboradores e outros interessados. Nesse sentido, as organizações devem levar em consideração às suas necessidades, interesses e demandas dos stakeholders, principalmente em ações que os afetam diretamente. 

5 – Conformidade com requisitos legais 

Cada tipo de organização possui uma lista de leis, regulamentos e resoluções que devem ser seguidas (principalmente empresas envolvidas com produtos sujeitos à fiscalização sanitária). Dessa forma, para estar em conformidade com a responsabilidade social, a organização deve estar em conformidade com todos esses requisitos legais, principalmente se eles forem obrigatórios. 

6 – Conformidade com normas internacionais de comportamento  

As normas internacionais de comportamento colaboram para a realização de práticas de responsabilidade social nas empresas e, por isso, devem ser integralmente seguidas. As principais normas internacionais de comportamento são: SA 8000, ISO 14001, AA1000, ISO 26000. 

7 – Respeito aos direitos humanos 

Os direitos humanos também é um ponto que a NBR 16001 exige respeito. Nesse sentido, absolutamente nenhum dos processos da organização podem ferir as diretrizes dos direitos humanos, de qualquer forma que seja. Entretanto, apenas seguir suas definições não é suficiente: as organizações precisam tratar os direitos humanos como prioridade, e eles devem estar presentes como política em todas as atividades.

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Diferenças entre ISO 26000 e NBR 16001 

O fato de a NBR 16001 ter sido construída com base nas diretrizes da ISO 26000 faz com que haja certas dúvidas em relação às diferenças entre as duas. Dessa forma, surgem as seguintes questões: “quais são as principais diferenças entre a ISO 26000 e a NBR 16001?” e “em qual das duas é melhor estar em conformidade?”. 

O primeiro ponto é que a NBR 16001 é auditável, passível de certificação. Assim, uma empresa pode buscar um certificado que ateste conformidade com os requisitos desta norma. Já a ISO 26000 trata das diretrizes da responsabilidade social, ou seja, ela é uma norma orientadora.  

Nesse sentido, ambas normas tratam sobre a responsabilidade social, entretanto, apenas a NBR16001 é uma norma certificadora. Portanto, as empresas que desejam construir um sistema de gestão de responsabilidade social e se certificar devem seguir as determinações da NBR 16001, podendo consultar a ISO 26000 para buscar orientações sobre responsabilidade social. 

Como obter o certificado NBR 16001 

O certificado NBR 16001 é concedido por organismos certificadores autorizados pelo Inmetro. Assim, empresas que desejam passar pelo processo de certificação devem procurar uma dessas organizações para dar apoio na construção do sistema de gestão da responsabilidade social.  

O processo de certificação geralmente é dividido em três etapas: conformidade, auditorias e certificação. Na primeira, as empresas devem entender o escopo e os requisitos da norma e fazer uma avaliação sobre a situação atual de seus processos. Nessa análise inicial, será preciso definir quais são os pontos que devem passar por melhorias para que haja total conformidade com a NBR 16001. 

O organismo certificador contratado, então, iniciará as etapas de auditorias. Nesse sentido, o número de auditorias realizadas vai variar de caso a caso. Por exemplo, se já na primeira auditoria a empresa estiver com todos seus processos alinhados, não será preciso a realização de outras. Entretanto, se ainda tiverem pontos a serem melhoras, será necessário fazer outras auditorias. 

Se atestada conformidade, o organismo certificador irá emitir a certificação. Dependendo da organização contratada, poderão ser realizadas outras auditorias de manutenção e, depois do tempo de vencimento do certificado, será necessário realizar uma auditoria de recertificação. 

Como implantar a NBR 16001? 

Para construir um sistema de gestão de responsabilidade social, a empresa deve seguir os parâmetros mínimos que a NBR 16001 determina. Nesse sentido, as políticas e metas a serem implementadas devem seguir os princípios de responsabilidade social estabelecidos pela própria norma. Assim, os principais compromissos da organização são: 

  • Ter responsabilização, clareza e transparência; 
  • Manter um comportamento ético; 
  • Sempre manter o respeito pelos interesses de todas as partes interessadas; 
  • Obedecer e atender a todos os requisitos e exigências legais estabelecidos; 
  • Garantir o respeito por todas as normas internacionais de comportamento; 
  • Garantir e respeitar todos os requisitos estabelecidos nos direitos humanos; 
  • Sempre promover o desenvolvimento sustentável, tanto da empresa quanto da sociedade. 

Também vale mencionar que A NBR 16001 se preocupa com melhoria contínua. Isso, na prática, quer dizer que as empresas devem estar sempre procurando pontos de melhoria nos temas centrais de responsabilidade social, que são: governança organizacional, direitos humanos, meio ambiente, práticas leais de operações, questões relativas ao consumir e envolvimento e desenvolvimento da sociedade. 

Objetivos e vantagens da NBR 16001 

Ter um certificado que ateste a preocupação de uma empresa com a responsabilidade social faz com que essa organização tenha propriedade na hora de dizer que suas ações são pensadas para diminuir os impactos negativos de suas ações para o meio ambiente e para a sociedade. Com isso, haverá uma constante melhoria na reputação da empresa e de sua imagem com a comunidade, principalmente quando afirmar que trabalha de forma sustentável. 

Os outros objetivos da norma também geram muitos benefícios para a empresa. Nesse sentido, organizações que constroem um sistema de gestão de responsabilidade social costumam:  

  • Diminuir o número de acidentes; 
  • Elevar a motivação e o engajamento dos colaboradores; 
  • Serem mais produtivas; 
  • Executar suas atividades de forma mais sustentável; 
  • Fomentar o desenvolvimento da comunidade; 

Em resumo, um elevado padrão de qualidade é o objetivo que todas as empresas buscam atingir com seus processos, produtos e serviços, e para atingir isso é essencial se preocupar com responsabilidade social. Dessa forma, se a empresa possuir uma certificação como a NBR 16001, então a qualidade estará garantida. 

O mais interessante é que o certificado NBR 16001 se diferencia dos restantes por pensar além dos bons resultados da organização, mas também na sociedade, na comunidade local, no meio ambiente e na sustentabilidade. Nesse sentido, ele é benefício tanto para a organização, quanto para a sociedade.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 16001, o módulo MaxDOC, é a solução ideal para esse objetivo.

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