Boas Práticas de Fabricação (BPF) são a garantia de respeito ao consumidor

Um alto padrão de qualidade pode ser atingido de variadas formas. Uma das mais praticadas é a Boas Práticas de Fabricação – BPF. Elas são formadas por princípios e regras para o preciso manuseio de produtos, levando em consideração aspectos que envolvem da matéria-prima ao produto final.

As BPF têm como principal objetivo garantir a integridade e a saúde do consumidor, e o consumo de produtos inspecionados e aprovados pelo órgão que regulamenta a produção, a Anvisa. Isso faz com que uma indústria se torne muito mais confiável e tenha controle sobre o que é produzido e ofertado aos clientes.

As Boas Práticas de Fabricação são regidas por normas que vão das instalações industriais, transitando por regras de higiene pessoal e limpeza e conservação do local de trabalho, até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto. No caso da indústria alimentícia, por exemplo, é necessário que as BPF estejam atualizadas para garantirem ao consumidor que ele está recebendo/consumindo um produto que cumpre com as normas de fabricação da Anvisa, como a higiene dos equipamentos e os ingredientes de qualidade para o alimento, entre outros.

Há, ainda, outros benefícios obtidos com a normatização, tais como maior satisfação dos clientes (que preferem produtos com garantias claras de durabilidade e segurança); gestão preventiva de riscos e falhas; redução de desperdícios e custos; desenvolvimento de produtos e serviços de maior qualidade etc.

Ao alcançarem as exigências das normas, as empresas aprimoram a produção, fazendo com que cada etapa do processo – desde a concepção, desenvolvimento, até a entrega efetiva ao consumidor final – seja mais eficaz, e o resultado final, mais confiável. Nesse sentido, torna-se mais fácil o acompanhamento do desempenho, e assegura-se o alcance de melhoria contínua no sistema de gestão planejado.

A melhoria contínua, que passa pela autopercepção de vulnerabilidades, confere às empresas certificadas um posicionamento mais assertivo, mostrando, portanto, que as vantagens de se adotar os padrões superam, sobremaneira, as eventuais desconfianças. O DocNix tem as ferramentas ideais para que o seu negócio se adeque às normas do seu segmento, e se torne cada vez mais eficiente, confiável e competitivo.

Conheça alguns benefícios do Docnix

Autonomia ao Gestor

Aliquam erat volutpat. Nunc ut - for dictum purus lorem vel ante ac purus sollicitudin dictum id sed ipsum.

Controle da Produtividade

Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Por isso as empresas devem estar atentas a essa transformação se querem entregar resultados cada vez mais efetivos.

Redução de custos operacionais e aumento da eficiência

A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina, e é neste momento um software de gestão da qualidade faz toda a diferença.

Maior organização e melhoria dos processos internos

A melhoria de processos internos é a maneira mais eficaz de produzir métodos que funcionam e levam a empresa a um nível muito maior de competitividade.

Redução de erros e retrabalho na execução de processos

Com o acompanhamento próximo de todas as etapas de produção, há minimização de erros que podem não apenas aumentar a produtividade, como otimizar o tempo e mitigar erros.

Maior competitividade e rentabilidade da sua empresa

O DocNix oferece suporte para que a empresa tenha tranquilidade e se dedique ao que realmente importa: se atualizar, se reinventar, e inovar, se tornando cada vez mais competitiva.

DocNix

Nós ajudamos você a aprimorar a sua Gestão da Qualidade!