O que é?
British Retail Consortium, ou BRC, é uma normal global para segurança de alimentos. Ela foi criada em 1998 e tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos desde os fornecedores até as prateleiras.
Diferente das demais certificações de segurança de alimentos, a BRC tem a aprovação da Global Food Safety Initiative (GFSI). Por isso, ela segue padrões de qualidade internacionais.
Além disso, o Codex Alimentarius é a principal referência da British Retail Consortium. Essas diretrizes foram criadas em 1963 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
Dessa forma, a BRC estabelece um padrão seguro para fornecedores e distribuidores que é aceito em diversas empresas do ramo ao redor do mundo.
Contudo, vale a pena mencionar que embora essa certificação não seja obrigatória, se adequar a ela garante uma série de benefícios.
Qual o tipo de empresa pode obter a certificação?
O foco é para a indústria alimentícia, Embora a legislação de segurança de alimentos varie de um país para a outro, existem algumas normas internacionais não obrigatórias que garantem um padrão de qualidade, como é o caso da British Retail Consortium.
Como funciona?
De acordo com a Food Safety Brazil, existem certificados British Retail Consortium em quatro segmentos que tem validade de um ano. São eles:
1. BRC Global Standard for Food Safety: para as empresas que fabricam alimentos.
2. BRC Global Standard for Storage and Distribution: para as empresas que armazenam a distribuem produtos alimentícios e não alimentícios.
3. BRC Global Standard for Packaging and Packaging Materials: para as empresas que fabricam embalagens de alimentos e operações de enchimentos de produtos de higiene pessoas, cosméticos e outros materiais e produtos de consumo.
4. BRC Global Standard for Agents and Brokers: para as empresas do ramo alimentício (seja de produção de suprimentos alimentícios e/ou embalagens) que prestam serviços de compra, distribuição ou importação de produtos.
Porém, antes de fazer o requerimento é fundamental que a empresa tenha implementado a norma APPCC, um sistema de gestão de qualidade eficaz e realizar inspeções internas periodicamente. Então, com a ajuda de uma empresa de certificação credenciada você poderá ter o seu certificado British Retail Consortium.
Quais os benefícios de ter a certificação British Retail Consortium?
• Fazer o planejamento e organização produtiva e administrativa com mais facilidade e assertividade;
• Satisfazer as expectativas dos seus clientes;
• Gerar maior confiança nos seus produtos;
• Posicionar em marcados exigentes e com alto poder aquisitivo.
Porque obter a certificação British Retail Consortium?
Conforme já mencionado, a British Retail Consortium é uma certificação internacional. Por isso, ela confere autorização similar a outras normas internacionais, como:
• Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
• International Food Standard (IFS)
• Safe Quality Food (SQF)
Dessa forma, essa certificação serve como uma garantia de que as normas de segurança estão sendo seguidas corretamente.
Além disso, a BRC exige a criação de um sistema de gestão de qualidade, detalha as políticas gerencias e organizacionais e estabelece pré-requisitos referentes a condições operacionais e ambientes básicas que auxiliam no controle dos ricos gerais relacionados a boas práticas de higiene e fabricação.