Empresas que trabalham diretamente com alimentos precisam ter um cuidado redobrado quando o assunto é segurança. As inconformidades em qualquer etapa da produção de alimentos não resultam apenas em falhas de funcionalidade ou qualidade do resultado abaixo do padrão, mas podem gerar grandes problemas na saúde de quem consumi-los. Por isso, essas organizações precisam de uma norma como a BRC para ter certeza das conformidades na produção de alimentos.  

O que é BRC?  

BRC é uma sigla para British Retail Consortium, ou Consórcio de Varejistas Britânicos. Essa é uma norma global de segurança de alimentos que foi criada em 1996 por um grupo de comerciantes varejistas britânicos. O BRC se diferencia de outras certificações desse tipo por ter a aprovação da Global FoodSafety Initiave (GFSI), uma organização não governamental mundialmente reconhecida como padrão de auditoria de qualidade e segurança de alimentos.  

Dessa forma, mesmo que a certificação desta norma não seja obrigatória, empresas que optam por seguir as determinações da BRC acabam estando em conformidade com padrões internacionais de qualidade. Assim, essas organizações costumam conseguir estabelecer negócios internacionais, principalmente com a Grã-Bretanha, com maior facilidade. Inclusive, essa norma geralmente é uma das exigências de fornecedores para varejistas britânicos.   

A BRC é bem completa e abrange muitos processos de produção de alimentos. A norma possui requisitos específicos para produção, transporte e até embalagem desses alimentos. Sua principal referência é o Codex Alimentarius, que possui diretrizes criadas em 1963 pela ONU, junto a OMS e a FAO (Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). 

Curso ISO 9001

Como obter o Certificado BRC? 

No Brasil, existem algumas determinações legais específicas para empresas que atuam na produção de alimentos. Essas exigências são definidas e fiscalizadas pela Anvisa, e sua implementação é obrigatória para todas as organizações deste ramo. Dessa forma, além do certificado BRC (que não é obrigatório), é preciso que as empresas estejam em conformidade com os padrões de qualidade e segurança em vigência no território brasileiro.  

Ainda assim, com o intuito de obter todas as vantagens de seguir os requisitos do BRC, empresas que desejam conseguir o certificado desta norma devem, em primeiro lugar, terem implementado a norma APPCC. Esse é um sistema de gestão de qualidade eficaz na realização de inspeções internas periódicas na cadeia de produção alimentícia.  

Com o passar do tempo, algumas atualizações de nomenclatura e pertencimento da norma fizeram com que a certificação BRC fosse encontrada com frequência como BRCGS. Isso aconteceu devido a inclusão de outras organizações na direção, mas as exigências e determinações não tiveram muitas mudanças significativas.  

O próximo passo é a organização identificar em qual segmento ela pertence. De acordo com o próprio site BRCGS, os padrões de certificação se dividem em dez segmentos:  

  • Agentes e Corretores 
  • Produtos de consumo 
  • Comércio Ético e Fornecimento Responsável 
  • Segurança alimentar 
  • Certificação Sem Glúten 
  • Materiais de embalagem 
  • Certificação Baseada em Plantas 
  • Varejo 
  • COMEÇAR! 
  • Armazenamento e Distribuição 

Cada categoria possui seus próprios requisitos para certificação. Após a empresa determinar a qual segmento ela pertence, é preciso que a organização escolha uma das empresas certificadoras autorizadas para iniciar o processo de certificação. A empresa escolhida analisará o contexto da empresa, determinará os pontos de mudanças para adequação das conformidades e, finalmente, realizará auditorias para confirmar que os processos seguem as exigências e, assim, emitirá o certificado para a organização.  

Leia Mais: Tudo sobre a Qualidade na Indústria de Alimentos  

Como implementar a BRC? 

Cada segmento de certificação possui requisitos específicos. Entretanto, como essa é uma norma que determina padrões de qualidade para segurança alimentar, é pertinente usar os requisitos do certificado que trata sobre as determinações gerais para segurança alimentar. Nesse sentido, é importante ressaltar que requisitos de segurança alimentar que serão tratados a seguir são para implementação da BRC em empresas que trabalham com fabricação de alimentos.  

Compromisso da Alta Direção  

Um dos requisitos mais relevantes referentes ao compromisso da alta direção determina que a administração deve trabalhar para que a segurança alimentar se torne uma cultura dentro da empresa.  

Nesse sentido, é uma obrigação da alta direção criar planos para desenvolver as exigências da norma e estabelecer os pensamentos de segurança alimentar como uma cultura organizacional. O foco é estimular e conscientizar os funcionários a trabalhem de acordo com as atividades de segurança estabelecidas. 

Plano de Segurança Alimentar – HACCP  

Esta seção discorre sobre a necessidade de as empresas seguirem alguns princípios da HACCP do atual Codex Alimentarius. Sobre isso, a norma exige que a organização minimize perigos específicos iminentes.  

Além disso, a atualização desta norma prevê possíveis mudanças nas exigências do HACCP. Nesse caso, a norma estabelece a necessidade de as empresas andarem em conformidade com a HACCP para se prevenirem de riscos e perigos durante a fabricação de alimentos. 

Segurança Alimentar e Sistema de Gestão da Qualidade  

A empresa precisa determinar seu sistema de gestão da qualidade para segurança alimentar que abrace todas as determinações da norma. Nesse sentido, o documento indica a realização de auditorias internas com reuniões de análise da gestão.  

Ademais, esta seção deixa claro a possibilidade desse sistema ser terceirizado. Entretanto, nesse caso, existem algumas determinações, como a definição detalhada do processo terceirizado e registros de especificações sempre documentados.  

Padrões do Site  

Essa seção discorre sobre os cuidados dos recursos e utensílios usados para a fabricação de alimentos. Uma das atualizações da nova edição da norma determina a avaliação de riscos potenciais de contaminação deliberada no local.  

Os padrões solicitados também visam manter a higiene dos equipamentos usados na fabricação. As determinações giram em torno da aquisição de novos equipamentos, dos requisitos para equipamentos móveis e até do design desses novos equipamentos. 

Controle do Produto  

A seção de controle do produto determina as etapas e os processos que devem ser acompanhados de forma minuciosa durante a fabricação de alimentos para um produto dentro do padrão. Além disso, também há algumas exigências sobre os rótulos desses produtos.  

Outros desdobramentos desta seção giram em torno da inspeção do produto, dos testes de produto no local e das análises laboratorial. Ademais, existem requisitos até para a produção de alimentos para animais de estimação e ração animal. 

Controle das Operações  

Assim como os produtos, as operações também devem ser controladas. Enquanto o controle dos produtos discorre sobre as exigências próprias aos produtos, as do controle das operações determina alguns cuidados específicos dos processos que geram a padronização dos produtos.  

Nesse sentido, há uma cláusula que determina que os subprodutos gerados durante operações não podem interferir na qualidade dos produtos auditados, mesmo que eles não entrem nesta auditoria propriamente dita.  

Vestuário de Proteção  

A BRC traz uma série de exigência sobre a vestimenta das pessoas que trabalham na fabricação de alimentos. Essas exigências giram em torno do tipo e dos procedimentos de higiene para evitar que essas vestimentas contaminem os alimentos produzidos.  

Uma das determinações mais importantes dessa seção trata da validação da eficácia da limpeza dessas vestimentas. Assim, é obrigatório que a empresa comprove, com pesquisas, a eficácia das vestimentas antes de comprová-las. Em edições anteriores, era possível fazer apenas testes que comprovassem essa mesma eficácia. 

Zonas de Risco de Produção – alto risco, alto cuidado e alto cuidado ambiental 

Os riscos de produção precisam ser avaliados e categorizados em zonas de riscos, que se dividem em alto risco, alto cuidado e alto cuidado ambiente. Além de determinar as características de cada categoria, essa seção traz requisitos bem mais específicos de segurança. 

Para se ter uma ideia, um dos requisitos discorre sobre paredes removíveis em áreas de alto risco e alto cuidado. Ademais, agora também é preciso validar a eficácia da limpeza, e não só testar, como era antes.  

Requisitos para Produtos Comercializados 

Existem produtos que ficam armazenados no mesmo local dos produtos fabricados que estão passando pela auditoria de certificação de segurança alimentar da BRC. Esta seção determina que a auditoria faça o manuseio desses produtos para ter certeza de que eles não atrapalham a qualidade dos fabricados.  

Objetivos e benefícios de implementar a BRC 

O principal benefício de implementar a BRC é a possibilidade de abrir o mercado internacional para as empresas que comprovam estar em conformidade com seus requisitos pela obtenção do certificado. Como esta é uma norma que possui exigências que consideram outras normas internacionais, como a APPCC, a IFS e a SQF, essa certificação também serve como uma garantia de que essas normas de segurança estão sendo seguidas corretamente.  

Já sobre os objetivos da BRC, é possível dizer que as empresas que buscam essa certificação conseguirão aumentar sua eficiência, qualidade e padronização ao:  

  • Fazer o planejamento e organização produtiva e administrativa com mais facilidade e assertividade;  
  • Satisfazer as expectativas dos seus clientes;  
  • Gerar maior confiança nos seus produtos;  
  • Posicionar em mercados exigentes e com alto poder aquisitivo.  

Dessa forma, como a BRC exige a criação de um sistema de gestão de qualidade e detalha as políticas gerenciais e organizacionais, essa norma gera um outro benefício crucial para empresas que trabalham na produção de alimentos: o estabelecimento de pré-requisitos que guiem as condições operacionais e ambientais básicas. Assim, empresas que andam em conformidade com a BRC, estão devidamente orientadas no controle de riscos gerais relacionados a boas práticas de higiene e fabricação. 

 

Para otimizar os processos de implementação da BRC, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.