A GFSI surgiu como um caminho para garantir a segurança alimentar em empresas produtoras de alimentos de todo o mundo. Atualmente formada por uma Coalização de Ação do Fórum de Bens de Consumo, constituída por 44 varejistas e fabricantes, a GFSI reúne normas de qualidade e segurança alimentar reconhecidas mundialmente em uma ferramenta que combina esses padrões.  

O que é GFSI?  

A sigla GFSI significa “Global Food Savety Iniciative” que, em português, significa Iniciativa Global de Segurança Alimentar. A organização foi criada na década de 2000 por membros da indústria de alimentos com o objetivo de melhorar a segurança alimentar em todo o mundo. Para isso, a GFSI se apoia na colaboração entre empresas, governos e outras organizações da sociedade civil.  

Dessa forma, a GFSI visa o desenvolvimento das normas e requisitos globais que são extremamente importantes para a gestão da segurança alimentar. Nesse sentido, a iniciativa não desenvolve seus próprios padrões de qualidade e segurança nos alimentos, mas reconhece e aprova as normas desenvolvidas por outras organizações, como a BRC, SQF, IFS, FSSC 2200 e outras.  

Esse processo de reconhecimento garante que as normas aprovadas realmente atendam aos critérios rigorosos de segurança alimentar. Além disso, elas devem ser consistentes com as melhores práticas internacionais. As empresas que implementam essas normas aprovadas pela GFSI acabam demonstrando estarem comprometidas com a segurança alimentar e com a qualidade dos alimentos que produzem.  

Quais são as certificações GFSI?  

A GFSI não possui certificações próprias, mas faz um “compilado” das normas que estão em conformidade com seus requisitos de padrões de qualidade e segurança alimentar. Dessa forma, o intuito da iniciativa não é que as empresas que produzem alimentos procurem a GFSI para obter um certificado, mas sim que a consulte para “ter certeza” de que uma determinada norma irá garantir segurança e qualidade nos alimentos produzidos.  

Ainda assim, a GFSI possui dois programas de acreditação: um para os Proprietários de Programas de Certificação (CPOs) e outro para Organismos de Reconhecimento Profissional de Auditores de Segurança Alimentar (PRBs). Como os nomes já indicam, essas não são certificações para as empresas envolvidas na produção de alimentos, sendo para as que produzem e auditoram as normas envolvidas com qualidade e segurança alimentar.  

Requisitos de benchmarking para CPOs 

Ser um proprietário de um programa de certificação e ter o reconhecimento da GFSI permite a aceitação ampla em todo o mundo quando o assunto é programas de segurança alimentar. Nesse sentido, é preciso que os CPOs atendam aos requisitos de benchmarking para serem reconhecidos pela iniciativa. Esses requisitos foram criados pela primeira vez em 2001, mas são frequentemente atualizadas por especialistas de qualidade e segurança alimentar de todo o mundo.  

Dessa forma, vale mencionar que esse reconhecimento não constitui uma norma de segurança em si. Por isso, as empresas não são auditadas e nem certificadas se estiverem em conformidade com os requisitos de benchmarking para ter a acreditação. 

Requisitos de Benchmarking para PRBs 

Os requisitos de benchmarking para PRBs (Profissional de Auditoria de Segurança Alimentar) ainda são um projeto piloto e sua implementação está enfrentando alguns desafios, principalmente de recrutamento. Nesse sentido, a GFSI desenvolveu uma abordagem de qualificação de auditores de segurança alimentar, com o intuito de eliminar as verificações repetidas.  

Dessa forma, esses novos requisitos serão realmente testados em um piloto com a Exemplar Global e outras CPOs voluntários para que ele seja, de fato, colocado em prática. Assim, será possível tornar essas auditorias de segurança alimentar mais acessíveis.  

Como obter as certificações GFSI?  

Apesar de não haver certificações desenvolvidas pela própria GFSI, as empresas produtoras de alimentos podem se envolver com a iniciativa obtendo uma certificação reconhecida por ela. Nesse caso, depois de certificada, a organização deve buscar o reconhecimento da GFSI para poder usar o logotipo da iniciativa em seus documentos e no marketing. O passo a passo para o reconhecimento da GFSI é o seguinte: 

Escolher uma norma de segurança alimentar reconhecida pela GFSI 

A organização deve escolher uma norma de segurança alimentar que seja reconhecida pela GFSI, como BRC, IFS, SQF, FSSC 22000, entre outras. Cada norma tem seus próprios requisitos específicos que as empresas devem seguir. 

Implementar a norma escolhida:  

A organização deve implementar os requisitos da norma escolhida. Isso inclui a elaboração de procedimentos operacionais padrão (POPs), a realização de auditorias internas e a preparação de documentação necessária. 

Contratar um organismo de certificação:  

A organização deve contratar um organismo de certificação acreditado para auditar seu sistema de gestão de segurança alimentar e avaliar se ele atende aos requisitos da norma escolhida. 

Realizar a auditoria de certificação:  

O organismo de certificação realiza uma auditoria de certificação. Essa auditoria avalia o sistema de gestão de segurança alimentar da organização em relação aos requisitos da norma escolhida. 

Obter a certificação: 

 Se a organização passar na auditoria de certificação, ela receberá um certificado de conformidade com a norma escolhida. É preciso estar atento à data de vencimento dela para, caso seja necessário, fazer a recertificação.  

Buscar o reconhecimento da GFSI:  

A organização pode enviar sua certificação e solicitar o reconhecimento da norma escolhida. A entidade avalia se a norma atende aos seus requisitos e se é consistente com as melhores práticas internacionais. Se a norma for reconhecida, a organização pode usar o logotipo da GFSI em sua documentação e marketing. Assim, eles poderão indicar que atendem aos padrões globais de segurança alimentar. 

Curso ISO 9001

Capacitação  

Além do reconhecimento e da acreditação, o GFSI também possui algumas iniciativas de capacitação. A iniciativa criou o Programa GFSI Global Markets, que é uma ferramenta de código aberto. A ferramenta fornece um caminho de qualidade e segurança alimentar para empresas que ainda não têm esse setor tão forte e desenvolvido.  

Vale mencionar que essa ferramenta é mais um guia, e tem como público-alvo empresas que ainda estão começando a estabelecer um sistema de segurança alimentar. Dessa forma, é possível dizer que essa é uma ferramenta importante no início de empresas não credenciadas. 

Harmonização  

A harmonização da GFSI se refere a um dos seus lemas padrões, que é: “uma vez certificado, reconhecido em todos os lugares”. Ele quer dizer que é possível promover a aceitação mútua de mais de um programa de certificação de uma vez só, em uma abordagem simplificada.  

O intuito da harmonização é reduzir ineficiências de auditorias duplicadas, reduzindo também as barreiras comerciais decorrentes. Nesse sentido, os requisitos de benchmarking, que são construídos por especialistas e membros de organizações de normas mundialmente reconhecidos, criaram determinações que definem um programa robusto de certificação de segurança alimentar. 

Parcerias Público-Privadas  

As parcerias público-privadas, por sua vez, é uma espécie de campanha da GFSI para haver diálogo entre organizações reguladoras e o governo. A ideia é partilhar as conquistas do setor privado com as das agências de fiscalização de segurança alimentar do governo.  

Nesse sentido, a GFSI produz a Reunião G2B (Government-to-Busines). Essa é uma plataforma para que o governo e as organizações intergovernamentais se reúnam e discutam as oportunidade. Assim, elas podem agir em conjunto na busca da segurança alimentar mundial.  

Leia também: Diferença entre FSSC, BPF, IFS, BRC 

Objetivos e vantagens do GFSI  

Há várias razões pelas quais uma organização pode ter como objetivo obter o reconhecimento da GFSI sobre alguma a conformidade com determinada norma de qualidade e segurança alimentar. Esses motivos giram em torno das principais vantagens agregadas a esta iniciativa, sendo as principais:  

  • Reconhecimento global: O reconhecimento é um sinal de que uma organização adotou e está em conformidade com um conjunto de padrões internacionais de segurança alimentar reconhecidos em todo o mundo. 
  • Redução de custos: A adoção de normas de segurança alimentar reconhecidas pela GFSI pode ajudar a reduzir os custos de auditoria e inspeção, uma vez que as auditorias internas e externas podem ser combinadas e padronizadas. 
  • Aumento da eficiência: A adoção de uma norma de segurança alimentar reconhecida pela entidade pode ajudar a melhorar a eficiência da organização. A explicação está no fornecimento de uma estrutura clara para a gestão da segurança alimentar. 
  • Maior segurança dos alimentos: A implementação de uma norma de segurança alimentar reconhecida pela GFSI pode ajudar a melhorar a segurança dos alimentos. Dessa forma, ela reduz o risco de contaminação e aumentando a transparência da cadeia de suprimentos. 
  • Melhoria da reputação da marca: O reconhecimento pode ajudar a melhorar a reputação da marca. Isso porque ele indica um compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade do produto. 
  • Atendimento às exigências dos clientes: Algumas empresas exigem que seus fornecedores atendam às normas de segurança alimentar reconhecidas pela GFSI. Dessa forma, elas garantem a segurança e a qualidade dos alimentos em sua cadeia de suprimentos. 

Resumo sobre a GFSI  

A Global Food Safety Initiative (GFSI) é uma iniciativa global criada pela indústria de alimentos para melhorar a segurança alimentar em todo o mundo, por meio do desenvolvimento de normas e requisitos globais para a gestão da segurança alimentar. O reconhecimento da entidade é um sinal de que uma organização adotou e está em conformidade com um conjunto de padrões internacionais de segurança alimentar reconhecidos em todo o mundo. 

A adoção de uma norma de segurança alimentar reconhecida pela GFSI pode ajudar as organizações a reduzirem custos, aumentar a eficiência, melhorar a segurança dos alimentos, melhorar a reputação da marca e atender às exigências dos clientes. Ao seguir as etapas necessárias para obter o reconhecimento, as organizações podem demonstrar seu compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos, aumentando a confiança dos consumidores em sua marca e seus produtos. 

 

 

Conheça mais, acesse nosso blog.