Os organismos de acreditação são entidades responsáveis por certificar empresas, geralmente quanto à conformidade com sistemas de gestão, produtos, processos, serviços e até equipe. Surge em 1992 a IAF, uma organização que determina padrões para garantir a qualidade no trabalho destes organismos de acreditação. Dessa forma, as empresas certificadas podem ter certeza de que sua excelência organizacional foi bem analisada e que sua certificação realmente tem validade.
O que é IAF?
IAF é uma sigla para “Internacional Accreditation Forum” ou, em português, Forum Internacional de Acreditação. Como o nome sugere, esta é uma entidade internacional que reúne organismos de acreditação e outros organismos que atuam com avaliação de conformidade. O principal objetivo do IAF é fazer a acreditação das organizações envolvidas por meio de técnicas padrões para a construção de certificações de qualidade.
Com isso, as certificações de produtos, processos e serviços feitas por determinada organização de um país pode ser aceita em outros locais. Já que elas foram baseadas nas normas e técnicas seguidas por todos os participantes do IAF. Nesse sentido, a IAF credencia os organismos de certificação por meio de um processo chamado acreditação internacional. Após a acreditação, esses organismos de certificação podem certificar outras empresas.
Como esse órgão é internacional e, assim, conta com a participação de entidades de diversos países, sua padronização e seus métodos de certificados aplicados nos afiliados fazem com que a acreditação da IAF seja aceita pelos demais países membros. Dessa forma, o fórum contribui significativamente na redução de riscos e no aumento da garantia de segurança dos produtos.
Leia também: Certificação de Qualidade: O Selo de Excelência
Acreditação Internacional IAF é obrigatória?
Cada país possui as suas normas e seus organismos de certificação. No Brasil, por exemplo, temos as normas da ABNT e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Dessa forma, as certificadoras que atuam em território brasileiro não precisam de acreditação da IAF, sendo obrigatório seguir as determinações exigidas pela ABNT e pelo INMETRO – que, inclusive, são membros da IAF.
Entretanto, para que suas certificações sejam aceitas internacionalmente, é sim necessário (e obrigatório) que a entidade faça parte da IAF, uma vez que ela que irá conceder a acreditação internacional.
Para que serve o IAF?
Com a globalização, os produtos e serviços passaram a circular de maneira global. Entretanto, cada localidade seguia um padrão de certificação de qualidade, o que atravancava a circulação de produtos e serviços. Dessa forma, houve a necessidade da criação de uma organização que padronizasse, à nível mundial, o processo de certificações. É essa a principal função do IAF que, com a padronização das certificações seguindo as normas e técnicas definidas, causou grande impacto no comércio mundial.
Nesse sentido, a criação do IAF e sua acreditação possibilitou às empresas e aos consumidores finais terem a segurança de que a organização certificadora tem as competências e a imparcialidade necessária para atestar a qualidade de seus produtos ou serviços.
Além disso, o IAF mediou a criação dos MLA (Acordos de Reconhecimento Multilaterais). As organizações que assinam esse acordo se comprometem a reconhecer as certificações emitidas por outras entidades signatárias do acordo. Para fazer parte do MLA, o órgão certificador precisa passar por uma profunda e complexa análise feita por uma equipe de avaliação de pares e participantes do IAF. Dessa forma, somente após a aprovação é que o organismo certificador assina o acordo.
Como obter acreditação internacional do IFA?
A acreditação internacional do IFA está aberta para organismos de acreditação, para organizações ou associações que atuam, de alguma forma, com avaliação de conformidade e para as organizações e associações que trabalham com credenciamento regional com intuito de criar um sistema de reconhecimento multilateral.
Organismos de Acreditação
No primeiro caso, a acreditação para organismos de acreditação é destinada às organizações que atuam na validação, verificação e certificação de sistemas de gestão, produtos, processos, serviços e pessoal. Além disso, também contam como “organismos de acreditação” aqueles que atuam com programas de avaliação de conformidade. Nesse caso, é importante que esses organismos, futuramente, permitem o uso de seus sistemas de acreditação pelos demais membros da IAF.
Organismos que atuam com avaliação de conformidade
A acreditação também pode ser feita para organizações ou associações consideradas interesses para uma economia, região ou para o mundial. Nesse sentido, essas entidades precisam estar envolvidas, sujeitas ou dependerem, de alguma forma, dos resultados de avaliações de conformidade realizadas por organismos credenciados por um sistema de acreditação.
Grupo de credenciamento regional
Já no caso da acreditação para um grupo de credenciamento regional, é preciso que a organização coopere dentro de uma região no estabelecimento e na manutenção de um acordo de reconhecimento multilateral. Nesse caso, a IAF exige estabelecimento geográfico da região. Além disso, essas organizações devem se basear em um sistema de avaliação por pares e representarem, de alguma forma, os interesses de entidades credenciadas pela IAF.
De toda forma, é imprescindível que as organizações tenham em mente que participar da IAF é fazer parte de um grupo que se reconhece mutualmente e internacionalmente. Nesse sentido, essas entidades devem apoiar o propósito da IAF e seguirem o código de conduta estipulado pelo fórum.
A inscrição para acreditação internacional só pode ser feita por contato direto com a Secretaria do IAF. Para entrar em contato, as organizações devem acessar à página Fale Conosco da IAF. Nela, estão disponíveis informações como o endereço para correspondência, o telefone e a jornada de trabalho do fórum.
MLA
O MLA é um grupo dentro dos membros da IAF, ou seja, para participar do MLA é preciso, antes, ser um membro IAF. Como o grande objetivo do MLA é garantir reconhecimento mútuo das certificações, os interessados em participar desse grupo devem ter mente que serão obrigados a reconhecerem certificados e declarações de validação e verificações dos outros signatários.
A avaliação para ser membros MLA é extremamente rigorosa, feita por uma equipe de avaliação de pares, que garante que o candidato está, de fato, cumprindo totalmente os padrões internacionais e os requisitos determinados pelo IAF. Nesse sentido, o acordo se divide em cinco níveis: os níveis 2 e 3 discorrem sobre os âmbitos principais, enquanto os níveis 4 e 5 falam dos subâmbitos.
Além do objetivo principal do MLA, que é reduzir custos e agregar valor às empresas e consumidores por acreditações mundialmente reconhecidas, o programa também tem como objetivo estratégico aumentar a transparência do processo de avaliação pelos pares e de seus resultados.
Nesse sentido, a IFA pede que os membros da MLA invistam esforços e recursos para manter sua integridade e consistência. É, também, para isso que o fórum lança, anualmente, um relatório que discorre, detalhadamente, sobre as atividades que devem ser realizadas pelos signatários. Assim, todos os envolvidos conseguem ter uma visão geral do que está acontecendo e do que se espera acontecer para, consequentemente, terem uma maior confiança no acordo.
Código de Conduta
Os membros da IAF precisam seguir um código de conduta que define como deve ser sua postura empresarial, legal e ética. A IAF não define esse código como uma “lista” de requisitos legais a serem considerados, mas sim como um padrão que vai além do que a lei determina, sendo realmente uma postura geral da empresa.
O descumprimento deste código de conduta pode implicar em ação disciplinar, que geralmente resulta em suspensão ou, em casos mais graves, rescisão da filiação à IAF. Apesar de bem rigoroso, este não é um documento grande, com muitas exigências. Desta forma, os membros devem:
- Agir de forma imparcial, garantindo solidez em suas análises de certificação e tomadas de decisão;
- Agir honestamente, de boa fé e visando os interesses do IAF. Dessa forma, não é permitindo se envolver em situações que gerem descrédito à IAF;
- Ter cuidado e diligência no cumprimento de suas funções como membro da IAF;
- Informar o Conselho da IAF sobre conflitos ou potenciais conflitos de interesse relacionados ao seu cargo de membro do fórum;
- Tratar como confidenciais informações obtidas através do seu acesso profissional;
- Entrar em contato com o Conselho da IAF para tirar dúvidas em relação à conduta comercial ou para relatar qualquer infração.
Objetivos e vantagens de ter acreditação do IAF
O principal objetivo de obter a acreditação internacional do IAF é, também, a principal vantagem. Ter essa acreditação garante às entidades certificadoras o reconhecimento mundial de suas certificações. Como consequência, elas agregam valor aos produtos e reduzem, consideravelmente, os custos de produção, já que esse produto/serviço não precisa passar por mais uma rodada de teste para determinar sua qualidade e segurança.
Nesse sentido, a acreditação da IAF tem como principais objetivos:
- Padronizar os métodos de certificação à nível mundial;
- Abrir as certificações para o mercado internacional;
- Reduzir riscos;
- Elevar a garantia de segurança dos produtos.
Ademais, vale mencionar que os membros do MLA representam mais de 50 economias diferentes. Sendo assim, os acordos têm um papel muito importante na liberação de comércio, uma vez que elimina possíveis barreiras técnicas e de qualidade, possibilitando a entrada de produtos vindos do mercado internacional.
Além disso, o IAF continua trabalhando em parceria com diversas entidades de certificação e diferentes órgãos do comércio para encontrar um sistema único que possa ser aplicado mundialmente. Dessa forma, as certificações só seriam feitas uma vez, o que daria mais agilidade e segurança ao comércio internacional.