O que é?

A ISO 37001 é uma norma que visa combater a corrupção e o suborno dentro das empresas através da criação de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as presentes leis vigentes.

Portanto, por mais que a ISO 37001 não consiga erradicar completamente o suborno presente dentro de uma organização, ela auxilia a empresa a desenvolver medidas que sejam eficazes para combate-la.

Qual tipo de empresa pode obter a certificação?

A ISO 37001 é uma norma que pode ser aplicado em qualquer organização que tem como objetivo principal o combate aos atos ilícitos por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis. 

Como conseguir a certificação?

Para obter a certificação, é preciso que a sua empresa estabeleça, primeiramente, uma política de integridade e transparência.

Além disso, cumprir a legislação vigente que diz respeito ao sistema antissuborno é imprescindível para conseguir a certificação.

Outro ponto importante é a definição de ações que visam contemplar os riscos de suborno e determinar objetivos claros de antissuborno.

Além de traçar objetivos, é fundamental documentar os processos para assegurar uma maior eficácia do sistema de gestão antissuborno implementado.

Para que todos os colaboradores possam aderir as novas mudanças, portanto, é essencial realizar treinamentos e promover uma conscientização acerca das medidas antissuborno.

Principais objetivos de implementar a ISO 37001:

  • Minimizar situações de suborno;
  • Elevar a confiança dos colaboradores, parceiros e clientes;
  • Transparência frente aos acionistas e investidores;
  • Destaque no mercado em relação à concorrência,

Por que aplicar a ISO 37001?

  1. Prevenção da corrupção: A ISO 37001 fornece diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão eficaz para prevenir a corrupção. Isso ajuda a garantir que a organização esteja sempre atenta e pronta para lidar com ameaças e riscos de corrupção.
  2. Melhora da reputação: A implementação da ISO 37001 pode ajudar a melhorar a reputação da organização, especialmente em relação à integridade e transparência.
  3. Aumento da confiança dos stakeholders: A demonstração de compromisso da organização com a luta contra a corrupção pode aumentar a confiança dos stakeholders, incluindo investidores, clientes, fornecedores e funcionários.
  4. Acesso a novos mercados: Algumas empresas exigem que seus fornecedores e parceiros possuam uma certificação ISO 37001 antes de fechar negócios com eles. Desta forma, a implementação da norma pode ser uma vantagem competitiva e ajudar a acessar novos mercados.
  5. Redução de riscos financeiros: A corrupção pode resultar em sérios prejuízos financeiros para as organizações, incluindo multas, sanções e perda de negócios. A implementação da ISO 37001 pode ajudar a reduzir esses riscos.

Em resumo, a aplicação da ISO 37001 é importante para ajudar as organizações a prevenir a corrupção e proteger seus interesses financeiros e de reputação, além de aumentar a confiança dos stakeholders e possibilitar acesso a novos mercados.

Para otimizar os processos de implementação da ISO 37001, a Docnix é a opção ideal para esse objetivo, com soluções como:

Conheça mais, acesse nosso blog.